Inauguração da igreja e do teatro da mina-1868

Ano: 
1868
Descrição: 

CORRESPONDENCIAS

Sr. redator com o maior prazer e satisfação e vou dar uma notícia importante; E pena tenho não poder relatar-lhe o que nesses dias se deve effetuar.

No dia 19 deve ter lugar a inauguração da igreja e no dia 20 a do theatro.

Esperamos que sejam 12 dias de júbilo para este povo que há dez anos (pouco mais ou menos) se achava isolado n'uma profunda charneca.

ahi lhe mando dois exemplares das poesias. A primeira deve dar princípio ao espetáculo do teatro acompanhada com o himno do Exmo barão do Pomarão. Em seguida a segunda dedicada à mina composta por o senhor José Abecassis guarda-livros desta empresa é desempenhado por a primeira dama dona Joana Nuñes. Segue o drama em três actos, glórias do trabalho, uma poesia O Escravo, desempenhada pelo senhor P.J. Infante.

Consequências de um carnaval por a primeira e segunda damas dona joana e dona virgínia nuñes, o entreacto, os dois pescadores por H.C. G. Torres e António L. Farinho.

depois de effectuada a inauguração e o espetáculo repetido começaram a funcionar as companhias hespanholas de dom Juan Nuñez Salan ( pai das damas contratadas para inauguração) e a de D. Rafael Arocha. Já temos conhecimento do mérito artístico d`estas companhias e devem agradar bastante. A companhia Arocha determinou unir-se à companhia Nuñes Salan visto que se achavam na mesma localidade para o mesmo fim.Foi uma companhia magnífica, e capaz de aparecer em qualquer capital. Não obstante ter-se agradecido pessoalmente a todos os sócios contribuintes para a inauguração do teatro em nome dos sócios dramáticos agradeço por este meio a todos sem exceção visto que a digna comissão do teatro se prestou a abonar todas as despezas.

Programa das companhias unidas

primeiros autores e diretores de scena,

D. Juan Nuñes salan e dom Francisco Riera,

primeiro do genero comico

dom Rafael Arocha.

1 ° actores

D. Juan Nuñes Salan

Dom Francisco Riera

Galan jovem

D. Angel sanchez

caracter anciano

D. Henrique Cisneros

Caracter comico

D. Rafael Arocha

atrizes

primeira dona dolores domingues dama joven

dona Joana Nuñes

característica

D. Margarita Bausilir

Graciosa

D. Virginia Nuñes

Subalterna

D. Antonia Diaz

para papéis de seu caracter
dona Rafaela Arocha dona Joaquina Nuñes
Consueta

D. Ramón de Selamazare

Mina de São Domingos de 17 maio de 1868