Charles Harvey

Nome do Pai: 

Richard Williams Harvey

Nome da Mãe: 

Sophia Seymour

Data de Nascimento: 
1838-??-??
Data de Baptismo: 
1838-09-28
Local do Registo: 
Chacewater
Distrito / Pais (se for estrangeiro): 
Inglaterra
Concelho: 
Cornwall
Freguesia: 
Chacewater
Local de Nascimento: 
Chacewater
Estado Civil: 
casado
Nome do Cônjuge: 
Data do Casamento: 
1873-08-??
Local do Casamento: 
Edgbaston-Birmingham
Residência - Localidade: 
Mina de S. Domingos
Data de Falecimento: 
1930-??-??
Local de Falecimento: 
Chacewater
Informação Pessoal: 

Biografia

Assento de Nascimento: 
Empresa: 
Mason and Barry, Ltd.
Partilhar
Profissão / Categoria: 
Capitão da Mina
Local de Trabalho: 
Mina S.Domingos
Notas adicionais: 

Registo de chegada de Charles Harvey ao Porto de Lisboa com destino a Vila Real de Santo António em 07/02/1860.Em 1881 deixou a Mina e foi trabalhar para os Estados Unidos da América (Colorado)

"Charles Harvey, viajou muito e fez fortuna no sector mineiro, regressando finalmente a Chacewater em 1913, quando já tinha 70 anos, para viver com algumas das suas irmãs solteironas na casa de família onde nascera. Acabou por aí falecer aos 91 anos. O seu sobrinho, Dick Harvey, recordou-o mais tarde como "um engenheiro de minas pioneiro de porte militar, sempre bem vestido. Participou nas corridas ao ouro nos Estados do Oeste dos EUA e era rápido a puxar o gatilho e um bom cavaleiro. Adquiriu uma propriedade de exploração de ouro em aluvião no Colorado, que funcionou durante alguns anos." O último empreendimento mineiro de Charles foi a criação da Carnon Valley Tin Works, que processava minério aluvial extraído das planícies fluviais a quatro milhas a jusante de Chacewater. Esta atividade continuou durante 16 anos, até à sua morte em 1930. Charles era generoso e sociável. Doou um belo vitral à igreja de St. Paul em memória dos seus pais, dotou a aldeia de um pavilhão e de outras instalações desportivas num terreno cedido por Lord Falmouth e, após um longo desentendimento com o vigário, deu-lhe o seu carro, um novo Lagonda coupé desportivo de dois lugares, depois de o ancião ter decidido que ele se tornara um perigo nas estreitas estradas da Cornualha.
Charles tinha sete irmãs, das quais apenas duas, Fanny e Caroline, se casaram e se foram embora. As outras permaneceram em Chacewater ou regressavam lá de vez em quando. Sophia era costureira e Milly e Helen ensinavam em Green Bank, uma escola privada para raparigas a poucas casas de distância da Casa de Buckingham. Três das irmãs tinham mais de 90 anos quando morreram, a última delas, Milly, atingiu o centenário.
Os dois irmãos mais novos de Charles, Frederick Osmond e Louis William Harvey, que eram cerca de vinte anos mais novos, foram para o sul de Portugal onde trabalharam para as Minas Mason & Barry em São Domingos, perto de Mértola. Em 1885, casaram com raparigas portuguesas, Camilla e Felismina, que deram à luz cada uma um rapaz e uma rapariga. Frederick, que já tinha visitado minas nos EUA e na Nova Zelândia, foi em 1893 assumir a direção da mina de ouro de Twin Lakes, no Colorado, a 4.000 pés de altitude nas Montanhas Rochosas. Em 1902 regressou a Londres onde, juntamente com o seu primo William Pellew-Harvey, estabeleceu uma sociedade mineira na City. William também tinha estado a explorar minas nas Montanhas Rochosas, embora a mil quilómetros a norte de Frederick. Entretanto, pouco se sabe sobre o irmão mais novo de Frederico, Luís, que terá ficado em Portugal. Uma história de família diz que ele era a "ovelha negra" e que foi "enviado para as colónias". Morreu em Moçambique, na costa oriental de África, em 1907. (Nota biográfica extraída do livro de John Gore-Uma herança da Cornualha)