Notícias

A Greve dos Mineiros de São Domingos em 1907

Em 1907, a Mina de São Domingos, no Baixo Alentejo, foi palco de uma greve histórica, marcada pela luta dos trabalhadores contra as duras condições de trabalho impostas pela empresa inglesa Mason & Barry. A greve surgiu como um movimento espontâneo e desesperado de três mil mineiros, que exigiram melhorias básicas na sua rotina laboral. Estes trabalhadores, conhecidos como "operários da sombra", viviam numa situação de extrema precariedade, dedicando longas horas a um trabalho exaustivo e perigoso, com dificuldades que mal garantiam a subsistência das suas famílias.

Memória - A nova Igreja da Mina de São Domingos

No dia 2 de Dezembro de 1951 foi inaugurada, com pompa e circunstância na Mina de São Domingos a nova igreja.
Foi um dia de grande festa na Aldeia, para além da nova igreja foi também inaugurado o mercado e distribuídas condecorações aos funcionários mais antigos da Empresa. Ao amanhecer a Filarmónica local tocou a alvorada a que seguiram diversas provas desportivas, foram muito as entidades convidadas.

Reabertura do Portal do CEMSD

Depois de um largo período em que o Portal do CEMSD esteve inacessível, é com grande satisfação que anunciamos o nosso regresso.
Esta paragem deveu-se essencialmente às dificuldades que sentimos para assegurar as despesas inerentes ao alojamento dos conteúdos disponibilizados.
Neste momento estão disponíveis neste portal (exclusivamente) muitos milhares de registos dos nossos antepassados ou relativas ao património histórico da Mina de S. Domingos.

Relatório de Atividades CEMSD (2021)

Durante o ano de 2021 o CEMSD prosseguiu com sucesso os seus objetivos, tendo havido um incremento considerável da qualidade e quantidade da informação disponibilizada.
Verificou-se um aumento assinalável da procura e do interesse dos conteúdos, bem como o reconhecimento por parte de outras instituições que atuam no âmbito do CEMSD e nos meios de comunicação social.

Um cemitério Abandonado e Esquecido

O Cemitério dos Ingleses da Mina de São Domingos foi construído em 1860 e é atualmente o único edifício que resta da aldeia primitiva, destruída para permitir a exploração mineira a céu aberto (corta).
De referir que o cemitério era uma necessidade para a comunidade que professava a religião Anglicana pois estavam impedidos como “hereges” de ser enterrados nas Igrejas e Cemitérios Católicos e que até ao Séc. XVIII os cadáveres dos não Católicos tinham de ser enterrados em solo não consagrado ou jogados ao mar.

Terceiro Aniversario do Portal CEMSD e Disponibilização de Novos Conteúdos

O Centro de Estudos da Mina de São Domingos (CEMSD) celebra hoje, 11 de agosto o 3° aniversário do lançamento do seu portal na Internet.
Foi um dia histórico essa tarde no Musical com a participação de muitas dezenas de pessoas que com a sua presença sublinharam a importância e o interesse pela preservação da nossa memória coletiva.

CEMSD é Noticia na ANF

O CEMSD continua a procurar e disponibilizar informação relevante sobre a Mina de São Domingos e a sua gente, recentemente procuramos junto da Associação Nacional de Farmácias (ANF) detentora do Arquivo Histórico das Farmácias, informação sobre a antiga Farmácia da Mina de São Domingos.
«O primeiro pedido externo de informação ao Arquivo Histórico das Farmácias acaba de ser formulado: Um membro(1) do Centro de Estudos da Mina de São Domingos solicitou a consulta de documentação sobre a farmácia que servia a extinta exploração mineira, situada no Concelho de Mértola»

Parabéns José Damásio Ribeiro

O nosso decano completa hoje 90 anos. Grande conhecedor da história da Mina de São Domingos José Damásio Ribeiro, tem sido um elemento fundamental para a preservação da memória da Mina e para o seu registo e partilha no âmbito deste projecto, é detentor de uma memória prodigiosa que o leva com frequência a recordar-se de episódios e factos que se passaram há muitas décadas e que não se encontravam registados ou que só com a sua preciosa ajuda foi possível encontrar o “rasto”.

Páginas