Sociedade Recreativa Pomarense
1-4-1914 Ex Sr.
No dia 1 de Maio de 1011 inaugurou-se, em Pomarão, uma sociedade de recreio e caixa de socorros com o título de Sociedade Recreativa Pomarense.
O pensamento predominante das pessoas que tiveram iniciativa d'esta instituição foi este: Afastar de costumes nocivos e chamar ao bom convívio grande número de trabalhadores, que os elementos preponderantes da Velha sociedade portuguesa, presos de preconceitos vãos e d'uma errada noção social. teimavam em repudiar, em vez de acolher e dirigir:
Educar esses trabalhadores nos salutares princípios da providência e da mutualidade, atenuando os dramas da miséria, que emocionam fortemente todas as classes sociais e azedam e revoltam os sentimentos dos pobres desamparados. A iniciativa foi bem acolhida pelo povo generoso e bom, agradecido sempre.
A Sociedade Recreativa Pomarense progride dia a dia moralmente, com enorme satisfação das famílias dos sócios e até materialmente dentro dos recursos que os sócios podem dispor. Como porém são exíguos os seus recursos e se torna necessário aumentar, quanto antes, o fundo de assistência, os corpos gerentes da Sociedade deliberou fazer uma Quermesse nos dias 2 e 3 de Maio próximo, em benefício da sua caixa de socorros.
Para este fim se dirigem a V. Ex. apelando para a sua bondade, na esperança de que V. Ex. não deixará de concorrer com seu óbulo para a realização deste generoso intento. Quaisquer objectos, ou dinheiro, devem ser enviados a Sociedade Recreativa Pomarense em Pomarão, e tudo o que for ofertado os abaixo assignados, em seu nome e no dos seus consocios, agradecem aos oferentes, mais pela intenção do que pelo valor das ofertas.
De V. Ex."
Att. Vend." Obg.
Pomarão, 25 de Março de 1914.
OS CORPOS GERENTES
Manuel Zarcos Palma Manuel Paulino Ramos Joaquim José Ribeiro Antonio Diogo Fernandes Jose Elias das Neves Januario Manuel Reves Manuel Martins Coriel Joaquim Gonçalves
Manuel Paulino Ramos
Joaquim José Ribeiro
José Elias das Neves
Manuel Martins Coriel
Antonio Diogo Fernandes
Januario Manuel Revez
Joaquim Gonçalves