Mocidade Portuguesa-Mina de São Domingos

Objectivos: 

Estatuto da Mocidade Portuguesa Feminina

Artigo 1.º A secção feminina da Organização Nacional Mocidade Portuguesa, a cargo da Obra das Mães pela Educação Nacional, tem por fim estimular nas jovens por tuguesas a formação do carácter, o desenvolvimento da capacidade física, a cultura do espírito e a devoção ao serviço social, no amor de Deus, da Pátria e da Família.
§ único. Para o cumprimento do disposto neste artigo, a Mocidade Portuguesa Feminina promoverá a educação moral e cívica, física e social das filiadas, segundo a idade e as condições do meio, em harmonia com os princípios consignados no Regimento da Junta Nacional da Educação e neste estatuto.
Art. 2. A educação moral será a educação crista, tradicional no País, nos termos do § 3.° do artigo 43. da Constituição Política, em cooperação com a familia e os agentes do ensino, tanto oficial como particular.(...)

Foto 1 :Filiadas da Mocidade Portuguesa Feminina (filhas de mineiros das minas de São Domingos) com as suas dirigentes.
Data:1938-05-27

(Arquivo Torre do Tombo)
refªSEC-AG-1822M

Foto 2:José Damásio Ribeiro 28 de Maio de 1934
Grupo a preparar ida a Lisboa ás comemorações do 28 de Maio."A concentração de os gaiatos vindos de todo o país, deu-se na Palhavã, hoje Gulbenkian. Da Mina foram duas camionetas, uma com as miúdas e a outra com os miúdos."(José Damásio Ribeiro)