Polvarinho - Tapadinha do Vale da Mota

Uso: 

Os polvarinhos , também conhecidos por " Paióis " destinavam-se a armazenar os explosivos usados na exploração mineira tendo sido construídos 3 na periferia da Mina S. Domingos.
A sua distancia ao centro da povoação era directamente proporcional á quantidade de explosivos que armazenavam e encontravam-se permanentemente guardados por um guarda da empresa mineira que residia junto ao paiól.
Construído de acordo com as especificações da engenharia militar da época , tinham paredes duplas de grande espessura que em caso de explosão deflectiam a energia para o fino tecto que ao quebrar-se a dissipava para o exterior.
Este paiol está localizado perto da Tapadinha do Vale da Mota e após ter sido abandonado ainda durante a exploração mineira ,foi habitado por José Cavaco Dias e mais tarde por seu filho Francisco José Cavaco e respetivas famílias ambos mineiros.
Pela sua robustez é das poucas construções que ainda restam e nos últimos anos foi alugado pela La Sabina a um particular para servir de cavalariça.

Estado: 
Remodelado para outro uso
Localização: