FESTA EM HONRA DOS HERÓICOS AVIADORES-MINA JUNHO 1922

Ano: 
1922
Descrição: 

Mina de S. Domingos, 20.

Com um extraordinário brilhantismo que excedeu toda a espectativa da comissão promotora , realisaram-se aqui no passado domingo, dia 18, as festas em honra dos heroicos aviadores portuguezes, que acabaram de completar a valente e arrojadissima travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro.
A festa iniciou-se com uma alvorada pela banda de musica local subindo ao ar, durante esse tempo, muitos morteiros e foguetes. Ás 10,5 horas saiu da escola do sexo feminino o cortejo cívico que, numa grande extensão, percorreu quasi todas as ruas da localidade. Ás13 horas recolheu ao Teatro, onde teve lugar uma deslumbranlte sessão solene, na qual usaram da palavra muitos oradores.

A sala oferecia um elegantíssimo aspecto, pela ornamentação, já pelas creanças das escolas, já pelo grande numero de senhoras e muito Povo que se conservou num silencio absoluto, apenas interrompido pelas estrondosas salvas de palmas com que, repetidas vezes, todos os oradores foram ovacionados.
A sessão durou tres horas, tres belissimas horas em que o nome de Portugal e dos intrépidos aviadores foram delirantemente aplaudidos. Das 18 ás 20 horas houve concerto no Jardim e baile infantil que esteve animadissimo. e ás 21 horas récita por amadores.

Do producto liquido da receita da festa vão ser contempladas as instituiçôes de beneficencia desta Mina. Estas festas deixaram em todas as pessoas as melhores impressões.
—Hontem foi vitima de um desastre no trabalho na Fabrica de Moagem dos Nascedios, o operario João Tomé, de 28 anos de idade, natural de Morianes. O desventurado rapaz, por uma imprevidencia do acaso, foi colhido por umas rodas de engrenagem que lhe produziram fracturas de tal gravidade que uma hora depois exalava o ultimo suspiro. Deixa viuva e uma filhinha na orfandade.

Imagem: