SOLIDARIEDADE: PORTA-VOZ DOS SINDICATOS MINEIROS E METALÚRGICOS

Ano: 
1931
Editor: 
Emídio Santana
Descrição: 

Da Mina de S. Domingos

Do S. O. I. Mineira

Em carta datada de 3o de Outubro, endereçada á Direcção do Sindicato, dizia o Gerente da Empreza :

O numero dos dius uteis em que a Mina poderá trabalhar continua dependente da condição que haja a mais rigorosa econo mia, a dita economia só pode conseguir-se com a boa vontade e cooperação de todos os interessados.

Em 17 de Novembro a Direcção do S. O. I. Mi neira de S. Domingos oficiou ao Gerente da Empreza nos termos indicados pela Assembleia Geral de 8 do mesmo mez:

«Ex.mo Sr.:-Tem vindo os operários da Industria Mineira de S. Domingos em reuniões sucessivas apreciando a sua presente si tuação economica e o futuro que se antevê, atravéz dos oficios de V. Ex. bastante ameaçador. Dentre os oficios apreciados pelos operarios nestas reuniões, e dimanado de V. Ex com data de 30 do pretérito mez, deu motivo a que este unico meio por en. quanto, em nome da classe, mais uma vez solicitemos por inter médio de V. Ex. á Empreza que muito dignamente representa, para nos proporcionar a possibilidade dum melhor trabalho, duma melhor economia na industria de que somos, como V. Ex. muito bem sabe, parte integrante, pelo conseguimento duma melhor

paga. Nas condições actuais, onde ha fome e miséria a constatar economias já feitas, nada mais estamos autorisados a solicitar a V. Exe á Ex Empreza, do que uma remuneração mais equitativa para quem trabalha, e como satisfação mais urgente o regresso á situação, embora deficiente, anterior a Novembro de 1930...

O Secretario Geral - M. GOMES JUNIOR

Datado de 2 de Dezembro, foi recebido no Sindicato novo oficio do Sr. Gerente, do qual transcrevemos os periodos abaixo:

... E' certo que o maior desejo da Empreza seria de poder regressar á situação normal, porem em vista da crise mundial t-lhe completamente impossível. Em comparação com outras Emprezas que se viram obrigadas a uma maior redução nos dias de trabalho e inferior a 22 dias, assim como outras que foram obrigadas as suas operações, deve mos considerar-nos afortunados».

O Gerente -F. T. RosKROW

MASON AND BARRY, LIMITED.

Mina de S. Domingos, Mertola, 9 de Dezembro de 1931

III. Srs. Directores do Sindicato dos Operarios da 1. M. de S. Domingos.

Com referencia a nossa carta de 25 do mez passado, incluimos cópia um novo aviso 20 pessoal que foi afixado hoje nos diver. sos departamentos.

Sem mais. etc,

O Gerente - F. T. ROSKROW

AVISO

Referindo-me ao Aviso datado de 25 do mes passado, tenho muito prazer em comunicar ao pessoal que acabo de receber um telegrama do Conselho de Administração da Empreza em Londres, informando-me que em vista da provavel exportação durante este mez, os dias de trabalho serão aumentados de 2z a 24.

Enquanto ao numero dos dias de trabalho no mez de Janeiro, é impossivel ao Conselho de Administração prever. Mina de S. Domingos, 9 de Dezembro de 1931

O Gerente - F. T. ROSKROW