Descoberta arqueológica O erudito conservador do Museu archeologico lapidar Infante D. Henri que, d'esta cidade, monsenhor cónego Joaquim Maria Pereira Botto, solicito e illustrado vice reitor do seminario diocesano, realizando em epoca recente uma digressão scientifica á Mina de S. Domingos, teve occasiño de reconhecer ali a existencia d'uma extincta estação romana, applicada muito provavelmente á lavra do minério de que tem copiosa abundancia o solo d'aquella zona da provincia do Alemtejo.
Os elementos que lhe permittiram chegar a esta conclusão, o que com muita lucidez são analysados n'um rela. torio que o distincto sacerdote está sobre este assumpto preparando, foram varios destroços de ceramica, vetustos utensilios de trabalho, e alguns fragmentos de pedras tumulares, cuja grafia lembra o typo scripturistico dos seculos 2.° ou 3.° da era christä.
Estudando em confronto as diver sus camadas de escorias subjacentes aos depositos actuaes, foi induzido a presumir a primitiva existencia de uma exploração phenicia, como nas minas de Tharbes, na região de Rio Tinto. De metallurgia arabe apenas encontrou, n'aquellas proximidades, indicios de presumpção no onomasticon local « Almadena de ouro». Na lingua arabiga-almadena-significa «mina».