Gafanhotos na Mina em 1903

Ano: 
1903
Autor: 
Jornal Algarve e Alentejo
Editor: 
Jornal Algarve e Alentejo
Descrição: 

Gafanhotos

Haja vista do que se está observando no Alentejo, onde a área tomada por os gafanhotos alcança um bom numero de quilómetros, ao ponto de dizerem da Mina de S. Domingos ser impossível extermina-los por completo.
Os concelhos de Castro Marim e Alcoutim não estão por certo indemnes d'esta praga, e se ainda ella não começou na sua costumada destruição, não tardará em fazê-lo.
Não se descuidem, portanto. Agora é mais fácil e menos dispendioso atacar esse inimigo,
Em Hespanha observa-se extensões enormes aonde se alentam estes damnados roedores, porem lá pouco ou nenhuma importância ligam ao caso. Deixam, medrallos e só quando elles se alam e atacam os campos, é que se queixam e barafustam. Para sentir e lamentar é que deste abandono sejamos também vitimas, por quanto não são poucos os bandos enormes dos malditos devoradores que de la marcham em perseguição das nossas culturas!

Mas como nada podemos com os nossos visinhos, que só se lembram de nós para nos destruir a pesca por todos os modos e processos, tratemos com energia e boa vontade de atacar quanto antes os gafanhotos, pois que ainda mal podem caminhar; e, passados mais uns dias, a Sua noção de extermínio terá começado.
Providências imediatas.