A COMISSÃO DE CASTRO VERDE E MÉRTOLA-1927

Ano: 
1927
Editor: 
Jornal Ala Esquerda

3º a contar da direita sentado: sr. José André Gonçalves então presidente da Câmara de Mértola

Descrição: 

Reclamação Justa
As comunicações no sul do Alentejo
Uma grande comissão composta por indivíduos residentes nos concelhos de Castro Verde e Mértola foi, há dias a Lisboa entregar ao Ministro do comercio uma representação descritiva do abandono a que tem sido votado o vasto território continental, situado ao sul de Beja, composto pelos referidos concelhos e no qual é absoluta a ausencia de vias de comunicação: nem estradas, nem caminhos de ferro!
Nessa representação preconiza-se, como medida económica, a construção dum ramal ferroviario que, saíndo da antiga estação do Carregueiro e passando por Castro Verde, siga a S. Marcos, Alcaria Ruiva, Mértola e Pomarão.
Quanto a estradas, é tal a deficiência, que não há uma que ligue Castro Verde com Beja, séde do distrito, e Mértola continua aguardando a construção das das mais urgentes ao seu desenvolvimento económico ligando a com Almodôvar e com Alcoutim.
A representação resume deste modo o pedido dos povos daqueles concelhos:
1º Construção do ramal ferroviário do baixo Alentejo;
2º Reconstrução da estrada que liga castro verde à estação do Carregueiro e reparação da mesma até Almodôvar;
3º conclusão das estradas de castro verde a Beja, de Castro Verde a Ourique, de Mértola a Almodôvar e de Mértola a Alcoutim (pelo Vascão).
Ao governo compete olhar para este estendal de misérias, tomando na devida consideração as reclamações dos povos do Sul do Alentejo, pois das vias de comunicação depende o desenvolvimento e o progresso industrial e comercial daquela rica região. Bem sabemos que o estado financeiro do paiz não comporta a satisfação de todos melhoramentos que de toda a parte são pedidos ao governo, mas ha coisas que dependem, muitas vezes, mais da boa vontade dos governantes do que propriamente do dinheiro.
Abril de 1927