João Maria Leitão

Data de Nascimento: 
1819-??-??
Local do Registo: 
Gavião
Distrito / Pais (se for estrangeiro): 
Portalegre
Data de Falecimento: 
1870-??-??
Local de Falecimento: 
Lisboa
Informação Pessoal: 

Biografia

Partilhar
Notas adicionais: 

Estudou na Escola de Minas de Paris, publicando diversos artigos na Revista Minera entre 1850 e 1851, que aludiam às semelhanças entre as minas do sul de Portugal com as da província espanhola de Huelva

Para a aprovação do plano de trabalhos de lavra a executar na denominada Mina de cobre de S. Domingos foi fundamental o parecer dado, a 4 de Dezembro de 1860, pelo Conselho de Minas tendo como base um relatório, datado de 22 de Setembro de 1860, elaborado pelo agora Inspector Geral das Minas, João Maria Leitão, a pedido do próprio Conselho de Minas. Este relatório abordava três parâmetros: a importância do jazigo, os métodos de exploração e os processos de tratamento dos minérios com vistas à obtenção de substâncias úteis.

OBITUARIO

NOTICIA BIOGRAPHICA ACERCA DO ENGENHEIRO DE MINAS JOÃO MARIA LEITÃO

A engenharia portugueza acaba de perder um dos seus mais illustres ornamentos, o sr. João Maria Leitão, que occupava o logar de chefe da repartição de minas.

Uma inflammação cerebral o roubou no dia 27 de julho ultimo, na idade de cincoenta e um annos, ao paiz que ennobreceu com o seu talento e com os seus serviços.

Registemos aqui um tributo de sincera e merecida homenagem ás vir tudes do illustre finado, que raras vezes se alliam tão numerosas em um só homem.

A uma notavel erudição em assumptos ainda estranhos á sua especia lidade, elle contrapunha modestia excessiva, que por vezes degenerava em timidez. Á similhança de um mineral valioso, em que só a analyse póde conhecer os contentos preciosos, não era decerto, no principio de uma primeira conversação, facil de apreciar a riqueza de conhecimentos

A uma notavel erudição em assumptos ainda estranhos á sua especia lidade, elle contrapunha modestia excessiva, que por vezes degenerava em timidez. A similhança de um mineral valioso, em que só a analyse pode conhecer os contentos preciosos, não era decerto, no principio de uma primeira conversação, facil de apreciar a riqueza de conhecimentos que ornavam o espirito de Leitão.

A mais austera probidade, ao zelo e assiduidade infatigaveis, a com petencia inexcedivel na direcção dos negocios a seu cargo, reunia elle a mais paciente tenacidade para colligir todas as notas e esclarecimentos que interessavam a historia, a estatistica, o desenvolvimento e o futuro das minas, assim como as sciencias correlativas.

A sua dedicação á industria mineira tomava n'elle os caracteres de uma verdadeira paixão; e de um elevado sentimento vinha a abnegação que o fez triumphar do desejo que algum tempo antes da sua morte teve de abandonar o serviço publico, movido pelas desconsiderações que soffreu com a reforma de dezembro de 1868.

O seu patrimonio, augmentado de algumas economias, venerando fructo da applicação do trabalho e da sciencia, seriam sufficientes para o fazer descansar no lar domestico das pungentes injustiças com que era recompensado o seu consciencioso serviço, mas não lh'o consentia o en tranbado amor á especialidade a que dedicára toda a sua vida, todos os as cuidados, toda a sua brilhante intelligencia.

Triumphou, mas o triumpho foi de curta duração. Na lucta que o precedera fora hem profunda a ferida. Em breve suceumbiu a intelligen a, e logo depois a vida.

Pouco minuciosos são os esclarecimentos que podemos colher acerca dos seus estudos, viagens e trabalhos scientificos anteriores a 1859. Aqui consignaremos o que a tal respeito conhecemos. De Gavião, villa da provincia do Alemtejo e sua terra natal, saiu em

Leitão a categoria de engenheiro de 3. classe, com a graduação de tenente coronel de engenheiros.

Esta organisação, suspendida por decreto de 22 de junho do mesmo anno, fez voltar o nosso collega a anterior situação de tenente! Estas alternativas, esta incerteza da sua situação e do seu futuro, explicam as profundas commoções que deviam abalar o espirito de Leitão. Dos seus escriptos ba a notar o seu relatorio da inspecção geral, publicado no Boletim do ministerio das obras publicas do mez de junho de 1862, e varios trabalhos acerca de minas publicados no mesmo Boletim. alem de outros anteriormente publicados no estrangeiro, a alguns dos quaes já nos referimos.

Foi parco nos seus escriptos. Parece ter tomado Werner por modelo, e, a maneira do insigne mineralogista allemio, se occupou mais em me ditar do que em escrever. Notaveis pela concisão e rigor, os seus escri plos primavam ainda pela elegancia da dicção. O gracioso do seu modo de dizer conseguia disfarçar com felicidade a aridez do assumpto, e convidar a leitura os leitores mais rebeldes. Extremamente accurado na ma teria, não o era menos na forma.

A sua tendencia para a jovialidade era reconhecida na sua conversação familiar, e na apreciação dos outros homens jamais vinha a phrase violenta ou repassada de acrimonia destruir o efeito de um dito tão chistoso quanto innocente. Este preceito, mais resultado de indole do que de systema, seguia-o Leitio ainda para aquelles que o prejudicaram.

Pouco frequentador do mundo, Leitão vivia quasi isolado ate do estreitissimo circulo de amigos, de cuja sincera dedicação não podia duvidar.

Desde anno e meio deixara os seus passeios habituaes. Vivia em casa ou na repartição, entre papeis do serviço publico ou entre livros; de manha o cumprimento rigoroso do seu dever, à noite a satisfação do seu espirito.

Deponhamos uma lagrima de saudade na modesta lousa que cobre o radaver do nosso companheiro nas lides da sciencia e nos revezes. Pres temos esta homenagem ao homem de bem, ao infatigavel obreiro da civilisação. Lislos, julho de 1870.