Viagem Régia Mina-Preparativos 7 de Outubro 1897

Ano: 
1897
Autor: 
Jornal "O Comércio do Minho"
Editor: 
Typographia Lusitana
Descrição: 

Viagem régia Vae grande azafama no Algarve na preparação dos festejos com que vão ser alli recebidos os soberanos portuguezes.

Para diversos pontos que serão visitados pelos monarchas teem seguido de Lisboa forças militares e bandas de musica. Para Faro foram enviados 9 trens e 28 cavallos e muares, e para Albufeira, 8 carruagens e o respectivo gado, destinados ao serviço real.

179700 Estão projectados banquetes, il luminações, fogos d'artificio, passeios, etc.

Nos hoteis estão tomados todos os commodos por preços exorbitantes e os proprietarios de casas particulares pedem grosso dinher lro para alugarem qualquer com partimento.

Para o passeio a Villa Real de Santo Antonio e Pomarão não se encontra já um trem por alugar, estando tomados á razão de réis 175000 cada um.
Entre os passeios projectados ha um ás minas de S. Domingos, calculando-se gastar 5:000 libras com festas nas referidas minas.

Emfim, é um regabofe pegado. Quem ha-de dizer que Portugal lucta com crise financeira e um sem numero de difficuldades que o arrastam cada vez mais para um abysmo.

La está o snr conde de Burnay em Paris a tratar de arranjar dinheiro para este e outros divertimentos. De resto, ainda que esteja em perspectiva a tutela estrangeira, que importa isso?