Noticias da Mina 19 Novembro 1903

Ano: 
1903
Descrição: 

Mina de São Domingos

Segundo, ouvimos, só lá para o Natal ou Ano Bom começará esta Mina a ser iluminada a luz elétrica, para o que já aqui está todo o material necessário, incluindo a própria maquina.

Ocioso é dizer que este importante melhoramento, como tantos outros benefícios de que gozamos, se deve à empresa da mina de São Domingos, cujos directores, srs. conde de Pomarão e Barry, chegarão aqui brevemente, acompanhados do sr. Frederico Harvey. -Na cooperativa d'esta mina, um dos primeiros estabelecimentos da sua índole no país, continua a fazer-se sentir a escassez de grande parte de géneros alimentícios de primeira necessidade. Espera-se que este mal desapareça com o próximo restabelecimento da carreira a vapor no Guadiana, indispensável ao comercio d'estes sítios, que só por tal meio poderá ver se bem abastecido.

-No caminho de ferro da mina de São Domingos a Pomarão tem havido, nos últimos dias, mais algum movimento no transporte de minério. Oxalá assim possa conservar-se por largo espaço de tempo, por conveniência não só da empresa exploradora da mina, mas também do proletariado d'estes sítios, que há quarenta e tantos anos só a mina de São Domingos têm conhecido como grande e exclusivo recurso.

O sr. Neville andou com o sr. Clinch examinando os trabalhos da Achada do Gamo.

-Regressa de Inglaterra brevemente o sr. Felix, empregado inglês da dita empresa.

De uma fertilidade assombrosa, conta já dezoito filhos uma mulher residente em povoação pouco distante d'esta. Acaba de ter o seu terceiro parto de três crianças; em cada um dos seus nove primeiros partos, não deu á luz mais que um filho.

-Procedentes do concelho de Alcoutim, têm passado nos últimos dias muitos homens e mulheres em direção aos campos de Serpa, afim de serem ali empregados no varejo da azeitona.

-Há poucos dias, apareceram aqui dois cães hidrófobos. Fizeram grande dano em animais da mesma espécie.

-O tempo vai ótimo para as sementeiras.

14 de novembro de 1903. (Do nosso correspondente)