Naufrágio-auxilio o rebocador Rita da Empreza da Mina de S. Domingos

Ano: 
1899
Descrição: 

Canôa voltada—Tripulantes salvos

Villa Real de Santo Antonio, 11/3/1899.-0 tempo continua na mesma, ora chovendo, ora com grandes ventanias e tão fortes que o dia de hoje foi terrível.

Pelas 11 horas da manhã, vindo de huelva uma canoa d`esta villa tendo por tripulantes seis homens da villa de Castro Marino voltou-se na barra, submergindo-se logo. Os tripulantes, muito afflitos, como era de esperar, agarraram-se alguns à ponta da verga da canoa e os restantes já iam pela barra fora quando a lancha d`um Alauz hespanhol e outra da canôa nº2 da armada, foram em soccorro d'aquelles infelizes, salvando-os da morte. O Alauz recolheu quatro a seu bordo dando aos naufragos os primeiros auxilios, pois que já eram escassos e como o tempo não lhe permitia entrar, pediu soccorro, vindo em seu auxilio o rebocador Rita da Empreza da Mina de S. Domingos, que se achava fóra da barra, trazendo-os a este porto.

Os dois naufragos restantes ficaram a bordo da canoa nº 2 da armada. Que aos salvadores, que arriscaram as suas vidas pelas vidas dos outros lhes seja dado premio devido, é o que a população inteira pede e que não fique no olvido do digno capitão do porto d`esta villa dando immediatamente conhecimento do succedido a quem competir.