O caso do cão raivoso na Mina de São Domingos

Ano: 
1928
Descrição: 

OUTUBRO-1928
Na Mina de S. Domingos

O caso do cão raivoso

Tanto o "Seculo" como o "Diário de Noticias" publicaram uma horripilante história dum cão danado que mordeu um individuo daqueles sitios, o qual, dizem os referidos jornais, lutou furiosamente com o animal prostrando-o depois, sem vida à machadada.

Segundo as nossas informações há grande exagero no relato que esses jornais fizeram da scena, porquanto não foi o cão que atacou o homem, mas sim este que atacou o cão.

O indivíduo mordido possuía uma cadelinha que estava "ressaida" como por estes sitios se diz, e, por o animal raivoso ser de dimensões avantajadas a cadela não o queria e ladrava-lhe. Supondo o dono da cadela que o cão a tinha mordido agrediu-o com um pau e atirou-se a ele, prendendo-o com os braços.Claro que o animal, vendo-se assim agarrado e com os olhos na cadela, não suportava a prisão nem os maltratos e mordia-lhe. Foi nesta ocasião que a muIher do dono da cadela lhe passou um machado ás mãos com o qual o animal foi morto.

Em face destas informações de todo dignas de credito, é de supôr que nao era o cão que estava danado, mas sim o dono da cadela.