Encalhou o vapor inglês Millicent-Vinha do Pomarão carregado com mineral 1903

Ano: 
1903
Descrição: 

Villa Real de Santo Antonio.

- Numa das voltas do rio Guadiana, proximo da mina hespanhola da Lage, encalhou no dia 8 o vapor inglez Millicent, de 437 toneladas de registo, seguro no Lloyd Inglez e capitaneado por John Hern. Vinha do Pomarão carregado com mineral, devendo-se o desastre ao pouco governo do leme.

Quatro horas depois do encalhe, dando tempo a que os passageiros e tripulantes se mudassem para uns barcos que de pronto acudiram, submergia-se o navio, ficando adornado sobre o lado do bombordo e proximo da margem hespanhola.

Os passageiros vieram para Villa Real de Santo Antonio a bordo do rebocador Rita, da empreza da Mina de S. Domingos e que para ahi havia partido com 6 barcos (meios mundos) a reboque.
Entre os passageiros vinham o Sr. João Celorico de Souza Medeiros, o sua esposa, D. Rita Gil Medeiros e o distinto homem de sciencia Sr. Dr. Leite de Vasconcellos.~

Novembro 1904-Foram hoje para o Pomarão os vapores "Treherbert", "Hird" e "Bellona", que têm estado detidos em VR por não poderem passar por causa do vapor "Millicent". Foram hoje para o Pomarão, a bordo da lancha "Eva", o Srs. Capitães dos portos e pilotos e Ayamonte. Os de VR voltarão a bordo do "Rhona" e os de Ayamonte a mores de VR bordo duma canhoneira espanhola que também foi ao Pomarão. 5 de Novembro - O mergulhador Joaquim foi abaixo ao porão do vapor "Millicent", cheio de água, procurar o cadáver de desgraçado Manuel Borgas, encontrando-o entalado entre as tábuas da anteporta da proa,