Prepotencias commettidas pela Empreza da Mina de S. Domingos-1899

Ano: 
1899
Descrição: 

Sant'Anna de Cambas

Já não haverá no nosso paiz quem possa por um dique às prepotencias commettidas pela Empreza da Mina de S. Domingos?

A todos os momentos nos che gam queixas, de que è impossivel innumeral as; è de tudo e de todos sem excepção de classe.

Na linha ferrea que possue a mesma Empreza e que é proprie dade sua para conduzir os mine raes da Mina ao Pomarão, existe a estação dos Salgueiros onde as machinas, em serviço, tomat o combustivel necessario e fazem a limpeza das formalhas o qual vão amontoando junto dos railles a ponto de estar prohinindo o transi to pela estrada publica com graude prejuizo, especialmente para os ve hiculos que por alli passam.

As cavalgaduras apenas teem um estreito caminho tendo d'um lado u.n rranco por onde não podem trau sitar e do outro, um grande mon Lão de redizios das fornallias das machinas, o qual está permanente mente em braza; acontecendo que o animal que se desvia una pe quena coisa do caminho, o que ge ralmente acontece pelo facto de sempre estar por alli uma ou outra machina, ficam perigosamente quei madas como ultimamente acontecen a uma parelha de boas mnares, do Sr. Antonio Gregorio Domingues, negociaute d'esta aldeia. Tambem proximo da mesma estação dos Salgueiros, limitando com a mes na estrada existe um granile precipicio, que não terá menos do 10 metros de altura, pedreira da Empreza, sem que tenha o mais pequeno reparo, e que não está longe de termos que lamentar maior desgraça que as queimadu ras, porque n'aqnelle pricipicio queima se e n'este morre-se.

Isto seria um nunca acabar de os innumerar, e onde se estão dan do constantemente casos muito gra Ves sem que a Empreza se impor Le com o prejuizo d'este ou d'aquel le.

Continuaremos e não nos cançaremos de dar publicidade de todos us escandalos tendentes a prejudicar não só os pobres operarios co mo tambem este concelho que não nos falta quem muito bem nos il lucide das peripecias que se dão, quer sobre o solo ou nas escuras entranhas da terra.

C.