NOVAS PROSPECÇÕES NA ÁREA DE S. DOMINGOS-1965

Ano: 
1966
Editor: 
Boletim de Minas 1965
Descrição: 

NOVAS PROSPECÇÕES NA ÁREA DE S. DOMINGOS

Várias campanhas de prospecção nesta área, quer por conta da concessionária, quer pelo Serviço de Fo mento Mineiro, foram levadas a efeito, sobretudo nos últimos anos, não se tendo, infelizmente, chegado a conclusões animadoras, apesar de terem sido empre gues os métodos mais adequados de prospecção geo física e geoquímica.

É verdade que não se consideraram ainda esgotadas as possibilidades de investigação da existência de novas massas de pirites, que pudessem prolongar a vida desta secular zona mineira. Mas também se reconhece que as probabilidades dessa existência estão muito reduzi das e que só estudos cuidadosamente detalhados e técnicas muito especializadas poderão fazer avançar o conhecimento que se possui da região.

Ora, podemos agora anunciar que uma nova ten tativa séria de investigação começou, renovando-se assim as esperanças. Com efeito, a firma canadiana Mining Explorations (International), que desde há cerca de um vem interessando-se pela investigação ano mineira em Portugal, tem em curso, de acordo com Mason & Barry, companhia concessionária de São Do mingos, um programa de prospecção e pesquisa, de que resultará certamente um conhecimento mais per feito da geologia e da potencialidade económica-mineira da região.