Maria Júlia Vicente Rosa Martins

Nome do Pai: 

Júlio António Rosa

Nome da Mãe: 
Data de Nascimento: 
1930-12-21
Local do Registo: 
Corte do Pinto
Distrito / Pais (se for estrangeiro): 
Beja
Concelho: 
Mértola
Freguesia: 
Corte do Pinto
Local de Nascimento: 
Mina S.Domingos
Estado Civil: 
casada
Nome do Cônjuge: 

??????? Martins

Residência - Localidade: 
Mina de S. Domingos e Lisboa
Data de Falecimento: 
2017-01-25
Local de Falecimento: 
Lisboa
Informação Pessoal: 

Biografia

Partilhar
Profissão / Categoria: 
Actuária
Local de Trabalho: 
Lisboa
Notas adicionais: 

"Maria Júlia Vicente Rosa Martins nasceu no Alentejo em 1930, e licenciou-se no ano de 1953 em Ciências Económicas, Finanças, pelo ISCEF – Instituto Superior Ciências Económicas e Financeiras, de Lisboa.
Em 1955 ingressou na Companhia de Seguros Tranquilidade, como 3ª escriturária, no ramo vida e a calcular reservas numa calculadora manual FACIT.
Foi admitida no IAP – Instituto dos Actuários Portugueses em 1961, e em 1973 assumiu, por uma anuidade, a presidência da direção do IAP, voltando ao cargo nos biénios 1983/84 e 1993/94.
Em 1964 deslocou-se a Inglaterra para estudar Fundos de Pensões na seguradora Legal & General. Em Portugal, é considerada por muitos a “mãe” dos Fundos de Pensões, pois já os tratava vinte anos antes do Decreto-Lei 396/86, de 25 de novembro.
Em 1970 organizou a reunião mundial da Insurope em Lisboa, com grande sucesso.
Aquando da nacionalização dos seguros, Maria Júlia Martins ficou à frente da Comissão Administrativa da Tranquilidade, desde 15 de março até 31 de dezembro de 1975.
Foi protagonista da introdução da bancasseguros em Portugal, com grande peso e trabalho na bancassurance BPA /Tranquilidade.
Saiu aos 62 anos de idade da Companhia de Seguros Tranquilidade, e após um curto interregno voltou à atividade profissional como chairman do Banco de Fomento Externo – BFE Seguros, durante dois anos e meio.
Considerada uma estudiosa incansável, intranquila do conhecimento, de personalidade forte, humor fino e sarcástico, a Dra. Maria Júlia Martins era reconhecida no mercado segurador português e a nível internacional uma das pessoas com maior prestígio no seguro Vida, pois tinha uma visão diferente, inovadora e mais ampla."

Disponível aqui:https://museuvirtualdoseguro.pt/maria-julia-martins/