Noticia sobre greve 21 Abril de 1924

Ano: 
1924
Descrição: 

Na Mina de São Domingos

Não é verdade que os mineiros estejam em greve

MINA DE SÃO DOMINGOS, 23. Uma falsa noticia inserta em O Diário de Noticias do dia 21 obriga-nos a escrever algumas linhas.
Não houve e não há da parte dos operários o menor intuito de greve.
Na madrugada de 19 explodiram 2 bombas sobre a habitação do director, causando pequenos estragos materiais. Foram detidos dois operários que horas depois eram postos em liberdade.
Somente os operários-mas isto sem o mais pequeno motim resolveram declarar a greve, caso houvesse a perseguição a operários inculpados. Como, porém, por enquanto isto se não observasse, os operários continuam trabalhando com a actividade do costume.
A ardilosa noticia de O Diário de Noticias demonstra bem claramente a astúcia burguesa de quem a redigiu com tal pretexto cá estão algumas dezenas de soldados da guarda!
E que os operários reclamaram ultimamente novo aumento de salário, de vendo a resposta ser dada por estes dias.
Devem, portanto, os operários ter calma, mas não deixem de observar a astúcia dos verdadeiros criminosos. A história destes factos a seu tempo será feita.
Em face do que se passa, foi enviado ao presidente da república o seguinte telegrama:
-Operários mineiros manifestam repulsa pelos actos astuciosos ou cobardes e solicitam rápido reconhecimento da sua associação. O. P. E. S.