Avioneta francesa aterrou na Mina em 1955

Ano: 
1951
Autor: 
José Damásio Ribeiro
Editor: 
Diário do Alentejo
Descrição: 

Uma avioneta francesa de turismo, fez ontem próximo da Mina de S. Domingos uma aterragem forçada, mas os seus ocupantes sairam ilesos ontem cerca das 9 e 30 horas por ter sido surpreendida pelo temporal foi obrigada a fazer uma aterragem forçada num local a 400 metros da Mina de S. Domingos (sitio dos Sapateiros). A avioneta do Aero Clube de Marrocos com matrícula "POAAT" tripulada pelo capitão-aviador francès André Urbane Henri Sarratat, que era acompanhado por sua esposa D. Simone Gradelet Trens, esta natural de Paris A avioneta saira ontem da Portela de Sacavém, com destino a Casablanca, tendo chegado no dia 31 a Lisboa onde passaram o fim do ano.
Ficaram hospedados no Palacete da empresa mineira. Para levantarem voo, uns dias depois, utilizaram a estrada de Serpa.
Nos dias que permaneceu na Mina, a avioneta foi visitada por todo o povo.
Em 1957, para agradecerem a amabilidade recebida do povo mineiro, sobrevoaram a Mina
distribuindo rebuçados lá do alto.
Diário do Alentejo de 3-1-1955

No cartão dizia: Agradecimentos a São Domingos M.Mme SARRAT 53,rue Lapérouse CASABLANCA

Naquela manhã enevoada
Ficou tudo em sobressalto
uma avioneta endiabrada
passou sobre o Bairro Alto
Da rota andava perdida
E sobre as casas voou;
E como uma águia ferida
Numa seara pousou
Até parecia uma prova
Pra ver quem chegava primeiro
Vinham os da rua nova
E o bairro alto inteiro
Pago-velho e praça-nova
E todo o povo mineiro
E depois num outro dia
Quando o avião levantou
Toda a Mina acenou
Os braços com alegria
E lá em cima no avião
Sempre com grande emoção
O casal agradecia

José M. Bravo

Testemunhos:
Benevenuta Gomes GAMSD 2012

"Eu lembro me muito bem desse dia, em que avioneta aterrou no meio de uma seara de trigo. Toda a gente foi a correr para ver o que tinha acontecido, o casal que vinha nela foi logo recolhido pela GNR e transportado para o Palácio dos Ingleses onde ficaram hospedados, depois da avaria ser reparada, a avioneta foi empurrada pelos nossos simpáticos homens para a estrada ao pé do monte do clixe. E foi assim que ela levantou voo para o seu país. Passado um ano talvez, a mesma avioneta sobrevoava a Mina e no largo do mercado lançava saquinhos com rebuçados, agradecendo ao povo de São Domingos pelo bom acolhimento."

Eu Também me lembro, fui lá quando a Avioneta aterrou, perto da Galega e também me lembro quando foi empurrada na Estrada para levantar e saquinhos de Rebuçados apanhei 2,saquinhos, os saquinhos e a Avioneta eram de Tanger não sei quantos Anos tinha mas lembro-me perfeitamente.... "
Álvaro Silva
" A da avioneta, foi uma festa para o pessoal da Mina. E não falo só de miúdos. Quando fui ver a avioneta, era um corrupio de crianças e adultos. Todos queriam ver de perto."
Mariana Azevedo