A visita do sr. bispo de Beja MINA DE S. DOMINGOS-1957

Ano: 
1957
Descrição: 

A visita do Sr. Bispo de Beja MINA DE S. DOMINGOS, 18

O Bispo de Beja, D. José do Patrocínio Dias, acompanhado pelo seu secretário particular, Rev. João Cardoso Tavares, deslocou-se a esta localidade em visita pastoral. O ilustre prelado foi aguardado pelos Srs. Coronel Cross Brown Presidente do Conselho de Administração da Empresa, Mr. Palmer, Superintendente Geral, bem como pelos comandantes da G.F. GNR. Pároco da Mina, Rev. José Cunha Carvalho, professores e crianças das escolas e elevado numero de pessoas do meio e muitos mineiros, que prestaram carinhosa recepção, tendo, uma lança da L. P. local, prestado guarda de honra ao prelado.
Organizou-se depois um imponente cortejo religioso até à igreja da localidade, seguindo o Sr. Bispo de Beja, sob o pálio em cujas varas pegavam as principais individualidades locais.
Na igreja local, repleta de fiéis, o Sr. bispo de Beja celebrou a Santa Missa acolitado pelo Padres José Cunha Carvalho e Dr. Leite Rainho, tendo ao Evangelho proferido tocante homilia alusiva ao acto e à festa litúrgica do dia: A Santíssima Trindade.
No momento próprio o Sr. Bispo distribuiu a Sagrada Comunhão a numeroso grupo de fiéis e a cerca de 160 crianças que pela primeira vez se abeiraram do altar. Seguiu-se a cerimónia da administração do Santo Crisma.
Após as cerimónias religiosas o Sr. Bispo de Beja assistiu ao almoço que foi oferecido às crianças e foi depois homenageado com um almoço na residência dos directores da Mina. Aos brindes foram proferidas brilhantes e expressivas saudações pelo Sr. Coronel Cross Brown que bebeu pelas prosperidades da Pátria Portuguesa e pelo Sr. D. José do Patrocínio Dias que saudou calorosamente a Inglaterra e a sua graciosa Rainha.
O prelado pacense assistiu ainda à inauguração de uma exposição de trabalhos manuais e lavoures feitos pelos filiados da JOC e JOCF e no regresso Beja visitou a fase final das obras da igreja de Moreanes, prestes ser inaugurada.

Imagem: