Acidente Dr. Maurício de Vargas-1921

Ano: 
1921
Descrição: 

MERTOLA, 20. Quando ontem á tarde, cerca das 16 horas, regressava a esta vila, no seu trem, o facultativo municipal sr. dr. Eduardo Nunes d'Oliveira. espantou-se uma das éguas quando vinha proximo da Céla, lugar que fica junto á estrada de Beja e que daqui dista 7 quilómetros, entrando ambos numa corrida desordenada perdendo aquele senhor a serenidade e abandonando as rédeas, pois vinha a guiar, atirou-se dum salto para o chão mas com tanta infelicidade o fez que caíu de bruços ficando com a perna esquerda fracturada pela parte inferior da rotula, além doutras escoriações ligeiras nas mãos e na cara. Foi conduzido num carro a esta vila e á entra da metido numa maca, sendo assim transportado a sua casa, e chamados imediatamente médicos de Beja e Mina de S. Domingos, pois, infelizmente, o outro facultativo desta vila faleceu há 5 dias, estando assim a terra sem médicos, mas tendo a Ca mara já providenciado telegraficamente mandando vir um me dico para provisoriamente aqui exercer clinica até ser provido o partido.
De madrugada chegaram dois médicos de Beja os srs. drs. Polido e Sampaio, que prestaram logo os seus serviços, chegando esta manhã o sr. dr. Maurício de Vargas, da Mina de S. Domingos, para o mesmo fim. Os srs. drs. Vargas e Sampaio retiraram hoje ficando aqui o sr. dr. Polido. -

Coincidência curiosa: o cocheiro que vinha ao lado do sr. dr. Nunes e a quem este senhor aconselhou também para saltar não o fez, tomando as rédeas, segurando pouco depois os animais, evitando assim mais desastres pessoais e materiais.