Notícias de Mértola Dezembro de 1922

Ano: 
1922
Autor: 
O Alentejo
Descrição: 

MERTOLA, 15 - Vai breve mente saír á luz da publicidade nesta vila, um novo quinzenário intitulado "A Voz da Verdade", jornal este orientado por quatro rapazes na pujança da vida e esplendida força de vontade. Apre sentar-se-á simplesmente como republicano, tencionando os seus dirigentes encetar tão somente uma propaganda verdadeiramente republicana, e procurando ape nas fazer uma politica, mas politica sem rancores nem ódios a dentro da Verdade e da Justiça. Desejamos um largo futuro ao mesmo jornal, que bem necessário se tornava nesta vila.

A Junta Escolar deste concelho nomeou para as escolas deste concelho, vagas interinamente, os seguintes professores: Para a da Mesquita a sr." D. Tereza da Conceição Delfino; para a de Corte do Pinto o sr. Amílcar José dos Santos, e para a de Sant'Ana de Cambas, o nosso presado amigo sr. Joaquim Antonio Caetano, professor dotado de excelentes faculdades de trabalho aliadas a uma inteligência de valor, ficando convictos de que a referida localidade de Sant'Ana de Cambas saberá avaliar as qualidades do seu novo professor.

De visita a sua família, nesta vila, tivemos o gosto de abraçar o nosso amigo sr. Antonio José de Paula Costa, digno 1.º sargento do exercito, o qual, após uns dois dias de estada aqui, seguiu para Santa Barbara de Nexe (Algarve), localidade de sua residência, acompanhado de seu irmão sr. João Antonio Costa, que acaba de ser aposentado extraordinariamente, do lugar de amanuense da Camara Municipal.

Na Corte do Pinto, deste concelho, efectuou-se há dias, após o registo civil, o baptisado de uma criança do sexo masculino, que recebeu o nome de José Manuel Branco, filho do sr. Manuel Branco e da sr. D. Barbara Maria Branco; sendo padrinhos os srs. José Branco Júnior, funcionário publico desta vila e Manuel Cândido, professor oficial na Mina de S. Domingos.-C.