João Maria Felix Valadares

Residência - Localidade: 
Mina de São Domingos
Informação Pessoal: 

Biografia

Observações: 
Professor em 1884.
Partilhar
Profissão / Categoria: 
Professor
Local de Trabalho: 
Santana de Cambas
Notas adicionais: 

INSTRUCÇÃO POPULAR
METHODO JOÃO DE DEUS
Os documentos que se seguem prescindem de quaesquer commentarios. Elles são bastante eloquentes para os dispensar e mais do que elles valem ainda os factos, que mencionam, e outros que temos registado a favor do maravilhoso methodo João de Deus.
Sabendo quanto v. se interessa pela divulgação do methodo do dr. João de Deus, ouso pedir-lhe o inesti mavel favor de mandar publicar no seu acreditado jornal o artigo incluso.-De v. etc. Mina de S. Domingos 20-84-4.- João Maria Felix Valladares.
Mina de S. Domingos 20 de abril de 1884.
Sr. redactor A commissão promotora de beneficencia e ensino da freguesia de Santa Anna de Cam bas, no desempenho do philantropico encargo que a lei lhe eeminetten, solicitou e obteve da benemerita. Associação das Escolas Moveis de Lisboa a nomeação d'un professor para vir leccionar ua referida povoação pelo methodo de dr. João de Deus.
O exr. José Gonçales Martins, professor dis tinto, missionario ardente na propaganda do novo cul to, arcando com difficuldades imprevistas, que nas freguezias ruraes se antepõe sempre a qualquer intui to civilisador, fallecendo lhe materines indispensaveis, conseguiu, com a sua proficiencia e imbalavel vontade, habilitar em oitenta e oito lições trinta e dois adultos de ambos os sexos. Eram sualphabetos na maioris; alguns apenas soletravam. O mais assiduo havia recebi do oitenta e quatro liddes, o menos regular cincoenta e trez. Assisti no dia 14 do corrente is provas exhibi das. vinte e nove alumnos, deseseis do sexo femenino e trEz do masculino. Apresentarem-se com anima seremo, lendo, escrevendo, fazendo as operações ele mentares de arithmetica e respondendo sobre a theo ria do methodo com segurança e regularidade.
Esplendido resultado em to curto periodo! Experi mente uma doce consolação ante este quadro tão mo desto e 10 mesmo tempo tão inspirador de bons affectos. Os filhos do povo sentiam se afanos por saberem ler e escaever e poderem por este meio ser uteis a si e á sociedade. O nome do dr. João de Deus é hoje abençoado por milhares de individuos, que só pelo seu methodo tão ameuo, tão philosophico poderiam evitar as asperezas de aprendisagem dos antigos systemas. Se os poderes constituidos, a quem incumbe promo ver a instrugo popular, veem com indiferença, os relevantes servicos prestados á causa do ensino primario pelo mimoso poeta, a patria agradecida inscreverá um dia no registo dos seus benfeitores o nome do cidadão. prestante, do emansipador dos servos da ignoran cin.
Bem haja a humanitaria Associação das Escollas Moveis pelos beneficios prestados is classes desvall das, hem haja o exinio professor pelo brilhante desom penho da sua missão, bem haja a commissão do Sant Anna de Cambas pela lucida compreheação dos seus deveres e pela maneira bisarra com que os sabe com
prir. Louvaremos a todos que přem as suas faculdades ao serviço da felicidade publica.
Que a virtude louvada vive e cresce
E o louvor altos casos persuade.
Permitta, sr. redactor, que, para incentivo ás com missões de ensino de outras freguezias, eu declare aqui os nomes dos cavalheiros que compõem a de Sant' Anna de Cambas. Soos Ex.ars. José Antonio Pereira, padre Francisco Dias da Costa, Joaquim Innocente Coelho Magro, José Francisco Bentes. Apoiaram a commissio os ex os era. Antonio Eugenio Romana, Antonio Maria Magro Coelho, Antonio Francisco Xavier, Manoel d'Assumpção Correa, Antonio Franciso Borges, Francisco Alexo Borges.
João Maria Felix Valladares.
Acta, da sessão dos exames de Santa Anna de Cambas, pelo methodo
João de Deus
Aos quatorze dias do mes de abril de mil oitocen tos oitenta e quatro, n'esta aldeia de Sant'Anna de Cambas, concelho de Mertola perante a commissão promotora de beneficencia o ensino d'esta freguesia e os cavalheiros abaixo assignados convidados para for marem o jury, procedeu o digno professor o sr José Gonsalves Martins ao exame de vinto e nove alumnos de ambos os sexos, deseseis do feminino e treze do mas culino leccionados pelo methodo do eximio poeta dr. João de Deus. Achavam-se habilitados trinta e dois alumnos, tres parem não poderam comparecer.
Todos os alumnos sujeitos ás provas satisfizeram ca balmente em leitura escripta, quatro operações funda mentas de arithmetica e theoria do methodo. Alguns. leram mesmo irreprehensivel e conscientemente e fi zeram com perfeita augurança divisões com divisores de quatro e cinco algarismos.
A commissão promotora folga immensamente e sente um jubilo inespremivel pelos resultados obtidos.
São ellos devidos á proficuidade do methodo e aturados esforços do meritissimo professor. Este methodo luminoso, cujas excellencias só o cega tem sido vivamente combatido pelo magisterio official. Nada justifica tão crua guerra. Será por ventura por ser inventado por um mimo so poeta? A sociedade julga os poetas em regra jucapazes de obras uteis e duradoras.
A commissão isenta de taes preconceitos, tem a fé viva em que a regeneração social só pela instrução, levada a todas as camadas se póde fazer e esse deside ration hade conseguir-se sémente,quando a escola amo ravel verdadeiramente maternal, a escola pelo mesmo systema de leitura for implantada em todos os recantos do paiz: A commissão promotora agradece profunda mente penhorada, ao eximio professor o ex. sr. José Gonçalves Martina a boa vontade, e assiduidade que empregou no desempenho de seus deveres; pois que fazendo apenas oitenta e oito liçes e tendo o alumno mais regular recebido oitenta e quatro e o menos re gular cincoenta a trez, preparon trinta o dois para com alguma diligencia propria, poderem desempenhar os seus encargos sociaes e ser uteis á sua patria.
LUSÍADAS.
Sant'Anna de Cambas, 14 de abril de 1884.
Os membros do jury: Presidente, João Maria Felix Valladas; vogal, Padre João Honorio Polycapo de Abreu. secretario, Francisco Maria Valente;
Commissão promotora de beneficencia;
Presidente, Joaquim J. Coelho Magro: Padre Francisco Dias da Casta, Antonio Eugenio Romana, Antonio Maria Magro Coelho, Francisco Alexo Borges, Antonio Francisco Xavier, Antonio Francisco Borges, Antonio Martins Cerca, José Antonio Pereira, José Francisco Ben to e Bento Colaço.