Policia na Mina- 9 de Outubro 1959

Ano: 
1959
Descrição: 

Ano:

1959

Descrição:

-COPIA

"COPIA. - MASON AND BARRY, Limited. – Mina de S. Domingos, 9 de Outubro de 1959.-Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal do concelho de Mértola. – Exmº. Senhor. - Com os nossos cumprimentos de muita consideração vimos expor a V.Exª o seguinte que, cremos, é bem conhecido da Câmara de que V.Exª é muito digno Presidente. ---

Por força das instruções da Direcção-Geral de Administração Politica e Civil, de 2 de Setembro de 1878, foi criado na Mina de S.Domingos um corpo de polícia privado, custeado por esta companhia, cuja finalidade era guardar os bens e propriedades da firma e também a vida dos cidadãos e famílias que aqui viviam.

Nessa época, o lugar onde hoje se ergue a povoação da Mina de S.Domingos, era um lugar quase deserto, envolto em matos, sem vias de comunicação, com plena Justificação, portanto, para as prevenções que então se tomaram e que Governo da Nação muito bem compreendeu e secundou autorizando a criação desse corpo de polícia.

O recrutamento das pessoas que o compunham era da inteira competência da administração da mina e, como se diz acima, a sua função primordial era guardar os haveres da firma e velar pela segurança das pessoas que aqui viviam.

Na verdade os tempos eram difíceis e a população de então era flutuante. Os que trabalhavam hoje, ou esta semana, podiam não ser mais vistos. Mas a população fixou-se, a povoação aumentou, os matos desapareceram, as vias de comunicação chegaram, e o corpo de polícia foi-se reduzindo numericamente. Entretanto, a polícia do país tomava novas directrizes e a polícia privativa da Mina de S. Domingos nem mais pode receber guardas recrutados pela administração da mina, mas sim aqueles que lhe eram enviados pelo Comando Geral.

Nova reorganização da Polícia, mais responsabilidades para os requisitantes e só os guardas efectivos da Polícia de Segurança Pública podem ocupar os postos privativos.

Ora como esta companhia tem os seus próprios guardas que velam pela sua propriedade e haveres, considera não ser da sua responsabilidade o comportamento da população nem a guarda dos haveres dessa população, que ainda lhe custa anualmente cerca de 250.000$00.

Como nos consta que está a ser encarado pelo Governo da Nação a criação de postos policiais nos diversos concelhos, afigura-se-nos oportuno que V.Exa., conhecedor do que esta companhia tem feito pelo progresso deste concelho, do auxílio que sempre tem prestado a todas as autoridades do país, quer civis quer militares, interceda Junto de Sua (...)