Igreja da Corte do Pinto

Data da Construção: 
1689-??-??
Estado: 
Outro
Localização: 

Ver no Mapa

Observações: 

Inventário e revisão dos bens, paramentos, alfaias, jóias e mais utensílios de culto da Igreja de Corte do Pinto
O Arquivo Distrital de Beja destaca inventário e revisão de bens, paramentos, alfaias, jóias e mais utensílios de culto da Igreja de Corte do Pinto.

O documento apresentado faz parte da documentação do fundo do Governo Civil de Beja, da série correspondência expedida e recebida do Administrador do concelho, mais propriamente da correspondência recebida do administrador do concelho de Mértola e trata de uma cópia do inventário efetuado à igreja de Corte do Pinto, no concelho de Mértola, no ano de 1887, enviado ao Governador Civil de Beja, conforme o estabelecido no Novo Código Administrativo.

Datado de 16 de janeiro de 1887, o referido inventário foi efetuado na sala das sessões da Junta da Paróquia de Corte do Pinto, em reunião, na presença do Presidente da Junta da Paróquia, Feliciano Vasco da Silva e dos vogais José Caetano Veríssimo, Manuel Paulino, José Gonçalves Carrasco e João Faleiro; assim como do Reverendo Pároco da mesma freguesia, João Inácio Godinho; do Regedor, José dos Santos, do tesoureiro Jacinto Guerreiro e do secretário Tomás Garcia Teodoro que o escreveu.

O Inventário da igreja de Corte do Pinto do ano de 1887 encontra-se descrito em duas partes:

a) na primeira parte – do número I aos números V – encontram-se mencionadas as courelas pertencentes à Igreja, os seus doadores, assim como, os livros e a folha nas quais as mesmas se encontram descritas, são também mencionados os foros e as colmeias pertencentes à Junta da Paroquia da referida igreja.

b) na segunda parte do referido inventário são descritos os paramentos, jóias, vasos sagrados e outros utensílios pertencentes aos diferentes altares da igreja: altar-mor; altar das almas; Altar de Nossa Senhora do Rosário, corpo da igreja e sacristia. Por último, são mencionados os objetos comprados novos nos anos de 1885 e 1886.
Arquivo Distrital de Beja-Documentos em destaque1 de Maio de 2022
https://adbja.dglab.gov.pt/inventario-e-revisao-dos-bens-paramentos-alfa...