Auto de Visita à Mina de São Domingos e Mandado de Intimação-Acidentes 1888

Ano: 
1888
Autor: 
Bartolomeu José Pereira

Frederico de Albuquerque d´Orey

Descrição: 

O Auto Visita foi enviado ao Governador Civil de Beja pelo Administrador do concelho de Mértola Bartolomeu José Pereira no dia 15 de Agosto e 1888, nele se relata a inspeção efetuada aos trabalhos subterrâneos na Mina em consequência do desastre ocorrido no dia 2 de agosto de 1888, do qual resultaram a morte de dois operários devido a um desabamento de mineral. O documento tem como finalidade conhecer as causas que estiveram na origem do acidente, avaliar atitudes preventivas de forma a evitar futuros acidentes e apurar responsabilidades.
Segundo o Auto de Visita a causa do sinistro deveu-se a um “desabamento de mineral, que se achava separado do resto da massa que se encontrava separado do resto da massa por um desses lisos que em diversos rumos e em grande número atravessa a massa…” e segundo o que foi apurado “não se distinguia bem esse liso principalmente pelo facto de se trabalhar em uma parte da massa que ainda não estava se achava posta a descoberto” desta forma “sucedeu portanto que como continuasse a progredir o avanço, começou a faltar apoio a este pedaço de mineral que repentinamente sem haver sinal algum preventivo, como sempre acontece nos desabamentos de massas de minério pelos lisos, na massa de São Domingos que se abateu sobre os dois operários ali trabalhavam morrendo um instantaneamente e o outro minutos depois de ser retirado”. Dai que se apurou não haver qualquer desleixo dos empregados superiores encarregados dos trabalhos da corta de Mina, e que não era possível prever a tempo estes desabamentos que se dão de forma repentina e sem qualquer sinal que possa dar tempos à fuga dos operários.
Assim sendo, no relatório do Auto de Visita é aconselhado e recomendado aos concessionários da mina que tomem algumas providências de maneira a possa existir algum sinal sonoro de perigo de forma a dar tempo aos operários de se retirarem para um lugar mais seguro e chamar a atenção para a parte da corta situada no lado sul, entre os pisos 12 e 28, dado que, no dia 9 de maio do mesmo ano também tinha falecido um mineiro que caiu por descuido na corta de um piso por descuido e causas similares motivaram outro ferimentos que se deram no mesmo mês.
O Auto de visita termina salientando que planta dos trabalhos se acha completa e que não se acrescenta mais acerca da segurança e salubridade dos trabalhos. É assinado pelo redator do mesmo, o engenheiro subalterno de minas Frederico de Albuquerque d´Orey, por procuração do Visconde Mason e o representante dos concessionário José Abecassis.
Do Auto de Visita à Mina de São Domingos resultou um Mandado de Intimação, enviado e assinado pelo Administrador do Concelho de Mértola Bartolomeu José Pereira através do oficial de diligências José António Salvada no dia 6 de setembro de 1888, no qual intimida o concessionário da Mina de São Domingos, ou o representante legal na parte que consta do Auto de Visita efetuado na Mina de São Domingos no dia 16 de agosto de 1888 pelo engenheiro de Minas Frederico d’ Albuqueque d` Orey e cujo teor é o seguinte: “E da massa onde tinha um masso bastante elevado. Julgo haver chamar a atenção do concessionário para a parte da corta sito do lado sul, perto do extremo da corta entre os pisos 12 e 28 onde a trincheira constituída por xistos não muito resistentes tem uma inclinação muito forte e não muito longe da perpendicular;
torna-se necessário a fim de evitar quaisquer resvalamentos maiores suavizar alguma coisa a pendente dessa parte da trincheira entre esses dois pisos”.
No mesmo documento se certifica que foi intimado o Exmº. Senhor Visconde de Mason na pessoa do seu representante legal José Abecassis o qual “depois de o ter lido lido disse que ficava ciente”, tendo-lhe sido entregue a cópia do mesmo. O documento é entregue no dia 10 de setembro de 1888 e assinado por José Abecassis, representante do Visconde de Mason e pelo oficial de diligências do Administrador do concelho de Mértola, José António Salvado.

Texto:Olinda Mareco (Documento pertencente ao Fundo do Governo Civil de Beja - Correspondência Expedida e Recebida do Administrador do Concelho de Mértola – ano de 1888)

Acidentados: https://cemsd.pt/node/12262 https://cemsd.pt/node/12261

Imagem: