Escola primitiva da Mina

Data da Construção: 
1867-??-??
Estado: 
Inexistente
Outro Estado: 
Demolido aquando do desmonte da serra
Localização: 

Ver no Mapa

Data de Demolição: 
187?-??-??
Observações: 

Como estabelecimentos de instrucção e recreio foram inaugurados na mina em 1867 , uma escola e em 1868 um theatro , existindo já um gabinete de leitura , uma sala de bi lhar para os empregados superiores do estabelecimento e uma sala de musica para educação dos filhos dos operarios e de todos aquelles que desejassem entregar - se aquella diversão . Na escola , perfeitamente bem dirigida por um professor competente , ensina - se gratuitamente : Grammatica ; Systema metrico e arithmetica ; Civilidade e doutrina christã ; Chorographia e historia portugueza . As despezas com os livros , papel , linta e tudo o que é ne cessario para o serviço escolar , são pagas pela empreza , e orçam por uns 4005000 réis annuaes .
Desde 1868 os alumnos d'esta escola são obrigados a fazer exames perante um jury , formado por empregados da mina e o professor respectivo . Todos os annos este jury confere premios aos estudantes mais distinctos , para promover uma conveniente emulação , que incite ao trabalho escolar . Nas officinas da mina existe tambem regularmente orga nisado o serviço do ensino profissional , sendo este estabele cimento mineiro o unico do paiz que olhou com attenção para este importante melhoramento , tanto para os operarios que se instruem , como para as emprezas que mais tarde utilisam os seus conhecimentos praticos . Os rapazes de quinze a deseseis annos para cima são ad mittidos á aprendizagem nos diversos misteres das officinas , começando por vencer um jornal de 200 réis , que augmenta conforme a capacidade e tempo de serviço na aprendizagem . D'esta escola teem sahido bons torneiros , serralheiros , ajus tadores de machinas , etc. A officina de alfaiate para aprendizagem dos rapazes vi ctimas de accidentes , o que lhes não permitte entregarem - se a trabalhos de muito movimento , continúa funccionando de pois do anno de 1879 , em que foi installada , com perfeita re gularidade . Estes aprendizes vencem tambem 200 réis diarios .
A necessidade de construir os taludes da córta com a inclinação conveniente obrigou a empreza a demolir em 1873 muitos edificios construidos sobre a massa mineral . A casa da escola ficou , n'essa epocha , em pessimas con dições de estabilidade , e por esse facto foram interrompidos os cursos , que só começaram novamente em 1876 . Os alumnos que frequentam o curso de instrucção prima ria teem uma edade comprehendida entre seis e deseseis an nos . A media approximada dos estudantes que andam na escola é de 67 . O numero dos alumnos que annualmente concluem mais ou menos completamente os seus estudos na escola sobe a 22 , havendo entre esses 2 , em media , habilitados com o curso completo .