As Minas de Tharsis

Descrição: 

O engenheiro e director de minas francês Ernesto Deligny foi uma das primeiras pessoas a lançar as bases para a exploração mineira em grande escala e foi precursor nas minas de Tharsis ao criar uma empresa para o efeito em 1853.
Foi sócio da Huelva Copper Mines Company e fundador da Companhia Alosno Copper Mines.
A actividade mineira recomeçou na província de Huelva graças ao seu trabalho e foi-lhe atribuído o título de Conde de Alosno pelos seus esforços.
O documento mostra o pedido de licença para a mina de Tharsis.

As minas de cobre na Sierra de Tharsis ou Sierra de Tarse, a norte do porto de Huelva no sul de Espanha, foram redescobertas por um engenheiro francês em 1853. Ernest Deligny empenhou-se numa área que trazia as marcas de uma sucessão de trabalhos em cobre mais antigos do século XVI, do período de ocupação romana e, ainda antes, de um período de colonização fenícia. Em 1855, Deligny conseguiu persuadir um colega francês, Eugene Duclerc a formar uma nova empresa conhecida como Companhia des Mines de Cuivre d'Huelva e, com Duclerc como director-geral e Deligny como engenheiro, lançaram-se na exploração mineira de pirites, da qual se extraía o cobre. Infelizmente, Deligny e Duclerc revelaram-se menos eficazes como engenheiro e gerente e, em 1860, os directores da empresa substituíram-nos por Victor Mercier. Confrontado com dificuldades, particularmente em relação ao transporte, Mercier entrou em contacto com um grupo de fabricantes britânicos de alcalinos, liderados por Charles Tennant (1823-1906) de Glasgow, Escócia.

Portugueses falecidos na Mina de Tharsis:

- José Gaudencio, natural de Ourique, viuvo, trabalhador, filho do Gaudencio e de Joaquina Ignacia, falleceu no dia 5 de abril ultimo de tisíca pulmonar na mina de «Tharsis». Deixou uma filha de sete a oito annos de idade. Não dei­xou espolio.(Diario do governo 27 de maio de 1881)
- Joaquim Daniel, carpinteiro de 54 anos natural do Sobral da Adiça filho de Daniel J. e de Antónia Maria de apoplexia. (1889)

Imagem: