As febres intermitentes na Mina de São Domingos em 1875

Ano: 
1875
Autor: 
Jornal O Bejense
Editor: 
Jornal O Bejense
Descrição: 

As forças destacadas mina de São Domingos

"Noticiando, a maneira como marcharam, ou melhor como foram conduzidas para a seu quartel em Beja, as praças do regimento 17 de infanteria, que compunham o destacamento da mina de S. Domingos, impozemo-nos logo a obrigação de tratar mais detidamente do assunpto e vamos hoje satisfazer o compromisso contrahido.
Na mina de S. Domingos, inquestionavelmente, há condições climatericas e outras especiaes, não bem estudadas ainda, que a tornam um foco de infecção palustre. Que assim é dilo, relativamente à população civil, o quadro publicado no Diario popular pelo antigo facultativo da mina o sr. Valente, pelo que respeita à população militar os algarismos são eloquentissimos. Das forças destacadas na mina entraram no hospital regimental de infanteria 17,
do Primeiro destacamento, praças: 46.
Do segundo destacamento, praças:48
Do terceiro destacamento, praças:39
ficando 9 convalescentes no quartel e isto em destacamentos compostos, de 50 homens cada um!
Para providenciar, a quem cumpre fa-zel-o, bastava este quadro, mas ha ainda a dizer outras cousas que é de conveniencia que subem ás estações superiores e que o publico não ignore.
Fique-se sabendo dos soldados vindos da mina de S. Domingos alguns encontram-se n'um lastimoso estado de cachexia e outros acabrunhados por febres intermittentes pertinazes, algumas das quaes tem resistido, por muitos mezes, a todos os agentes aconselhados, posto estarem os individuos já longe da influencia malefica do local onde as adquiriram.
E já agora diga-se a verdade toda.

Alem das condicções climatericas de S. Domingos concorre tambem para os resultados que estamos presenceando a insufficiente alimentação que tem os soldados para poderem resistir ás influencias endemicas d'aquelle logar.
Mas a empreza dá diariamente, dirão alguns, carne aos soldados. Dá é verdade mas quanto? Sete kilogrammas de magro carneiro para cincoenta homens! Eis no que se cifra a tão apregoada melhoria do rancho!
A tudo isto accresce que os soldados doentes durante os periodos do accesso febril, não podem comer, e findo elle a horas differentes d'aquellas em que se distribue o rancho, não tem que comam nem tambem tem meios para comprarem o alimento de que necessitam, e esta abstinencia forçada-ás vezes por dois dias-e muitas vezes repetida, arreiga talvez mais o mal que padecem e secunda certamente a acção deprimente do agente morbifero que determina as febres.
A ser pois necessario em S. Domingos um destacamento, na nossa opinião entendemos :
Que a sua estada na mina seja curta : Que a empreza, por isso que utilisa o prestimo dos soldados, tenha para elles, no seu hospital, as sufficientes camas e lhes forneça roupas, remedios, e alimentação conveniente para o seu tratamento, em alimentação
Isto evitava scenas como a que descrevemos no ultimo numero e para a empreza que tem um hospital, facultativo, botica etc. etc. não era muito addicionar algumas camas para as praças adoecidas e obstar a tanto padecer, pois que os soldados adoecem ali fatalmente mais em proveito da empreza do que em serviço da nação."