Que destino terão os velhos operários da Mina de S.Domingos-29 Maio 1965

Ano: 
1965
Descrição: 

Que destino terão os velhos operários da Mina de S.-Domingos?
A EMPRESA Mason and Barry,
A concessionária da exploração da Mina de S. Domingos há mais de um século, informou que até ao fim do corrente ano cessará a sua actívídade mineira.
Há muito que esta resolução se adivinhava, mas como nada havia de concreto, existia em cada um aquele fiozinho de esperança inatingivel e consolador; produto da fuga ao problema que surge, do receio de encarar a realidade dos factos. Porém, esse fiozinho ténue e piedoso o quebrou-se. Parece certo que a mina vai morrer. O gigantesco dragão do ventre de ouro agoniza. A sua boca e as suas narinas expelem as últimas golfadas de minério. O monstro imortal arqueja moribundo, batendo com a cauda enorme na terra vermelha e estéril e semeando o terror entre os seus matadores inocentes que lhe arrancaram as entranhas.
-Há ainda cerca de oitocentos operáríos que devem a sua vida à mina. É com o magro salário que ainda lhe arrancam que têm de fazer face a todas as despesas de uma familia, geralmente numerosa. E, entretanto, os meses passam! O fim do ano aproxima-se!
Este problema deveras delicado foi imediatamente encarado em toda a sua gravidade pelas entidades competentes, que o procuram resolver ràpidamente. Assim, a Junta de Emigração, mercê de uma acção imediata do Sindicato, abriu inscrição para vários paises da Europa..
A Mason and Barry, em colaboração com a empresa das Minas da Panasqueira, colocou nesta última duas ou três dezenas de operários, pagando-lhes as passagens e às suas familias e ainda o transporte das mobílias. A Mason tem pronta a funcionar uma fábríca de barcos de plástico, acelera a construção de uma fábrica para polimento de mármores e consta que num futuro próximo outra fábrica virá a ser construída. Pessoal desta firma ane es el' es tem sido também empregado nos trabalhos das suas associadas, no Algarve.
Na verdade, é grato ver como todas as Forçasse uniram nà resolução de um problema tremendamente angustíante.
No entanto, o problema não está totalmente resolvido, pois a emigração apenas é possível para individuos absolutamente válidos e até aos 40 anos de idade; as Minas da Panasqueira, naturalmente, tomam as suas precauções na admissão do pessoal, só admitindo individuos até aos 50 anos de idade e depois .de submetidos a rigoroso exame médico; e dos oitocentos (mais ou menos) operários¡ que a
empresa tem actualmente ao seu serviço, cerca de quatrocentos ultrapassaram já os 50 anos e por tanto não têm oportunídade de emigrar ou ir para a Panasqueira.
Nestas condições, não se pode negar que o problema subsiste, e agora na sua parte mais delicada, pois, em breve, a maioria dos operários da Mina de S. Domingos serão indivíduos com mais de 50 anos e aqueles que foram rejeitados pela emigração e pelas Minas' da Panasqueira.
Será com eles que a Empresa Mason and Barry pensa pôr em laboração as fábricas que está a construir?
Ou terá a: empresa, através de cem anos de exploração mineira, construído um Fundo de Reserva para acudir a situações desta natureza?
Se alguma das interrogações tivesse resposta afirmativa parece que o problema estaria resolvido.
Entretanto, até ao-rim do ano, algumas centenas de pessoas, atentas ao correr do calendário, cada vez que lhe arrancam uma folha, arrancam algo de si próprias.
SERRAO MARTINS