José Zarcos Palma - Biografia

Nasceu a 25 de Julho de 1895 no Monte dos Bens, Santana de Cambas, filho de Manuel Zarcos Palma e Teresa de Jesus.
Teve mais quatro irmãos: António Zarcos Palma; Francisco Zarcos Palma; Manuel Zarcos Palma; e Henrique Zarcos Palma, todos eles igualmente trabalhadores na Mason And Barry Ltd.
Casou com Assunção Alves Medeiros (trabalhou na empresa) e teve cinco filhos: José Zarcos Palma (filho) (trabalhou na empresa); Manuel Medeiros Zarcos (trabalhou na empresa); Maria da Assunção Zarcos; Francisco Zarcos Palma (trabalhou na empresa); e Mariana Zarcos Palma.
Não se sabe a data em que foi admitido na Mason And Barry Ltd, mas em 1915, a quando do alistamento no Exército a sua cédula militar referia a profissão de Serralheiro, tinha o nº 50 do Sindicato Nacional dos Operários Mineiros e Ofícios Correlativos do Distrito de Beja e o nº 118 da Caixa de Previdência.
Foi alistado no Exército Português em 28 Agosto 1915 como recrutado e incorporado no Reg.Infantaria Nº17 de Beja em 14 Maio de 1916. Fez parte do C.E.P. – Corpo Expedicionário Portugues que combateu em França na 1ª Grande Guerra Mundial para onde partiu a 21 Agosto de 1917. No seu batalhão foi chefe de grupo,agente de ligação e sinaleiro tendo participado na Batalha de La Lys onde foi gaseado. Desembarcou de regresso de França em 9 Março 1919.
Com uma saúde débil devido ás lesões da guerra iria lidar com a doença até á sua morte. Morreu com apenas 56 anos por tuberculose pulmonar ás 4:30 do dia 24 Setembro de 1951. Os seus restos mortais repousam no Cemitério da Mina de S. Domingos.

(Participação de José Zarcos Tirado Palma)

Ficha Individual na Base de Dados do CEMSD

Nota: Se alguém tiver mais informação sobre esta pessoa por favor contacte-nos através de geral@cemsd.pt

Partilhar