João Marques
Escolástica Maria
Andreza Maria Rosa
Biografia
Tinha duas irmãs, uma foi viver depois de casada para Puebla de Gusmán - Espanha, onde a mãe, Tia Escolástica, a acompanhou depois de enviuvar.
Vinham todos os dias de Pago à Mina ver a família.
Começou por trabalhar na agricultura em casa de lavradores, na Serra de Mértola no período dos baldios.
A actividade dos limpadores era limpar, lubrificar e preparar o aquecimento das caldeiras para as locomotivas estarem prontas para funcionar quando chegassem os maquinistas.
Jerónimo dos Santos tinha também a seu cargo a missão de tocar o “Búzio” às 6:30 , 7:30 e 8:00 horas para alertar os operários e empregados para mais um dia de trabalho.
Testemunhos:
“ Era primo-irmão de José Damásio dos Santos portanto meu familiar e grande amigo com quem tive o prazer de contactar diariamente no meu tempo de criança e adolescente” - José Damásio Ribeiro.
“Desconheço quando e onde começou a trabalhar para a Mason And Barry Ltd, conheci-o sempre a chefiar o serviço de limpeza de locomotivas e sempre no horário da meia-noite as oito da manhã. No período das 17:00 ás 00:00 o responsável do mesmo serviço era Domingos José, natural dos Bens. ” - José Damásio Ribeiro.
“Um pormenor passado com este Jerónimo dos Santos, José Damásio e António Valentim, todos capatazes e que recordo foi o seguinte: Assinavam o jornal “O Século” em conjunto tendo isto durado até a morte de um deles. O jornal era recebido em primeiro lugar pelo José Damásio que o lia nessa noite, na manhã seguinte o Jerónimo ia buscá-lo à casa do Damásio e depois de o ler passava-o ao António Valentim que guardava todos os exemplares até ao final do mês para depois serem divididos e distribuído pelos 3 assinantes. Coisas de antigamente...” – José Damásio Ribeiro