Joaquim Mestre
Maria da Conceição
Diogo Paulino Mestre n. 1940
Matilde Cabral n. 1945
- Biografia
- Assento de Nascimento
- Assento de Casamento
- Assento de Óbito
1959-11-14 - Comunicação do sinistro por parte do responsável da empresa Mason & Barry ao Engº chefe da Circunscrição mineira do Sul
14 de Novembro de 1959
ASSUNTO: ACIDENTE NO TRABALHO
Confirmamos o nosso telegrama de hoje, como segue:
"LAMENTO COMUNICAR VEXA MORTE IMEDIATA MINEIRO
FRANCISCO JOAQUIM GERALDO DEZ HORAS HOJE DEVIDO
EXPLOSÃO BARRENOS NO PISO 150"
Quando davam fogo a uma pega no piso 150, foram atingidos pela explosão de barrenos, os operarios Joaquim Diogo Mestre de 48 anos, casado, na qualidade de encarregado, e Francisco Joaquim Geraldo, de 30 anos, casado, safreiro de 1ª classe. Este teve morte instantânea e o primeiro foi internado no nosso hospital com varias contusoes e ferimentos.
O nosso Director Técnico procedeu a imediato inquérito, tendo concluído que:-
a) Ao contrario do que se vinha a fazer, foram carregados 19 barrenos, em vez de 7 a 10. Para evitar maior consumo de explosivos esta estabelecido que sejam carregados, num primeiro disparo, 7 a 10 barrenos, ou seja, o "burncut" e guardas, e, num segundo e até terceiro, os restantes. O encarregado deve ter tentado desmontar maior quantidade de minério, para suprir a falta que havia naquela área.
b) O encarregado apercebeu-se do perigo, retirando-se e ordenando ao Francisco Geraldo que se afastasse e abandonasse a frente. Este tentou encontrar a ponta dum ou mais rastilhos que faltavam incendiar ou se apagaram.
A falta do cumprimento da. ordem dada pelo encarregado ocasionou o sinistro, infelizmente, vitimando o Francisco Joaquim Geraldo e ferindo gravemente o Joaquim Diogo Mestre.
Com a maior consideração e estima, subscrevemo-nos
De V. Exª
Frederick George Stanley Palmer
Ficou cego de uma vista no acidente atras referido.