John Mowat Falconer
Agnes Mackintosh Falconer
Phillis Dorothy Falconer
- Biografia
- Assento de Nascimento
- Assento de Casamento
- Assento de Óbito
Whitehall, January 18, 1949.
The KING has been pleased to give and grant
unto the undermentioned gentlemen His Majesty's
Royal licence and authority to wear Decorations
conferred upon them by His Majesty the King of
Norway, in recognition of valuable services rendered by them: —
ORDER OF SAINT OLAV.
Insignia of Chevalier, First Class.
Johan Herman Lie Vogt, Esq., Honorary Consul of
Norway at Liverpool.
Maurice Donald Mackintosh Falconer, Esq., Honorary Vice-Consul of Norway at Villa Real de Santo Antonio, Portugal.
Maurice Donald Mackintosh Falconer, um homem de muitos amigos em Portugal - o país que escolheu para ser a esfera da sua obra, dos seus muitos papéis e da sua casa, há quarenta e três anos - faleceu no dia 11 de maio e, após um funeral na Igreja de Santo André da Escócia, em Lisboa, foi sepultado no Cemitério Britânico na quarta-feira, 12 de maio.
Nasceu a 13 de março de 1897 em Aberdeen, foi educado e formou-se na A.M.I.C.E. nessa cidade. Depois de ter prestado serviço nos Royal Engineers da 51st Highland Division, durante a Primeira Guerra Mundial, em 1922 veio para este país e, contratado pela Mason & Barry, foi responsável pela dragagem do Estuário do Guadiana e dos portos de Vila Real de Santo António e Ayamonte, em Espanha; foi o primeiro a receber uma Medalha de Ouro entregue pela Câmara Municipal desta última localidade, em reconhecimento do seu trabalho público. Em 1925 foi nomeado Vice-Cônsul Honorário Britânico para o Distrito do Algarve e em 1947 foi confirmada a sua nomeação interina como Vice-Cônsul Real Norueguês em Vila Real de Santo António.
Em 1938, entrou no negócio de pit-prop, organizou um grupo de exportadores portugueses e estabeleceu a sua própria empresa como exportador de madeira e, mais tarde, como fabricante de painéis de madeira. Em reconhecimento dos seus serviços à causa dos Aliados durante os anos da Segunda Guerra Mundial, o Rei Jorge VI nomeou-o Oficial da Ordem do Império Britânico, em janeiro de 1946. Em 1947, o Governo norueguês nomeou-o Cavaleiro da da Ordem de Saint Olaf.
Maurice Falconer era um homem de extraordinária capacidade empresarial, iniciativa e vigor. Graças à sua força, determinação e integridade de carácter, conquistou não só o sucesso, mas também a estima dos homens.