Numa publicação no GAMSD (Facebook) esta imagem surge com a seguinte nota: "Reunião de Mineiros e suas famílias, junto ao posto da GNR, no ano de 1966. Foi muito doloroso ver-se mulheres com filhos ao colo, a chorarem com fome, drama que ainda hoje tenho gravado na memória" (autor desconhecido).
Um membro do referido grupo acrescentou: "Ainda me lembro estava cheio de medo, não fosse a intervenção do padre ,a GNR tinha corrido com o povo que ali estava" (Jorge Candeias - GAMSD), tendo outro respondido: "a GNR. Não correu com ninguém,resolveu sim em parte, o problema de fome que jé existia naquela altura.,porque a Empresa deixou de pagar os salários. Compareceram as entidades competentes que deixaram cheques que foram entregues na cooperativa e no dia seguinte foram passadas senhas para levantarem produtos de primeira necessidade.As pessoas que constam na fotografia depois de ouvida a comissão que os representavam, abalaram de sua livre vontade quando o entenderam.", (José Sena - GAMSD) ao que J. Candeias respondeu: "tinha 10 anos quando isto aconteceu, não disse que o povo foi corrido pela GNR , teria sido não fosse a medição do padre, pois alguém que não se sabe quem alertou as autoridades dizendo que havia uma revolta popular,e o certo é que no dia seguinte a PIDE estava a passar a pente fino os ficheiros do sindicato na Rua da Igreja, e no escritório das oficinas, ainda bem que não se passou mais nada, por isso digo que o Padre foi o apaziguador dos grandes senhores da Mina."
Deste pequeno diálogo pode-se facilmente inferir como foram difíceis os tempos que sucederam o encerramento da Mina de São Domingos.
Noutra ocasião e ainda no mesmo Forum, um outro membro escreveu: "a foto faz-me lembrar quando iamos à Mina pagar os abonos, 1966/67, eu e o Marciano Neves (António Francisco Limpo Salvada - GAMSD).
Reunião de Mineiros
Data:
1966
Autor:
Desconhecido