Salvador Vilarinho Pereira
Maria Boa Hora
Adelaide Elvira Mendes de Sousa
Biografia
Salvador Villarinho Pereira (20-06-1879-19-06-1948)
Transcrição do assento de baptismo:
"Aos quatro dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e oitenta nesta igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Corte do Pinto diocese de Beja concelho de Mértola baptizei solenemente e pus os santos óleos eu o Rº João Honório Policarpo de Abreu a um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de Salvador e que nasceu na Mina de São Domingos ás sete horas da noite do dia vinte do mês de Junho de mil oitocentos e setenta e nove primeiro filho legitimo do primeiro matrimónio de Salvador Vilarinho Pereira natural da freguesia de São Bartolomeu de Messines bispado do Algarve e de Maria Boa Hora natural da freguesia de São Miguel de Torres Vedras e concelho recebidos nesta igreja paroquial e residentes na Mina de Santo Domingos neto paterno de Manuel Romão Pereira* e de Maria Marcelina Pereira naturais da mencionada freguesia de São Bartolomeu de Messines e materna de Manuel Francisco Canha e de Gertrudes Maria da Conceição naturais da dita freguesia de São Miguel de Torres Vedras.Foi padrinho José Romão Pereira, viúvo, negociante residente na mina de Santo Domingos e madrinha Gertrudes Maria da Conceição, casada, residente na Mina de Santo Domingos."
No assento de casamento de seus pais (Salvador Vilarinho Pereira ** e de Maria Boa Hora) em 24/11/1878 os padrinhos do casamento foram:"Júlio Francisco de Sousa Mascarenhas e José Abecassis ambos casados, guarda livros da Mina de Sam Domingos". E com as respectivas assinaturas.
*"Manoel Pereira (1815-1894) Manoel Pereira ganhou a vida como fotógrafo, num tempo em que a técnica fotográfica ia progredindo e crescendo. Foi ganhando fama como artista fotográfico, tendo algumas das suas fotos servido de base a gravuras, como era uso na época, em periódicos como o “Archivo Pittoresco - Semanário Ilustrado” e “O Occidente” . Fotografou as minas de S. Domingos, onde tinha estado seu pai. (...)Foi não só um fotógrafo profisisional (“photografo-desenhista”) como um dos fotógrafos pioneiros na recolha de imagens de Moçambique no final do século XIX."
**"Salvador Villarinho Pereira (1858-1879), foi guarda-livros da empresa Mason e Barry, que explorou a pirite nas Mina de S. Domingos, no Alentejo, e este, por sua vez, foi pai do referido médico obstectra, seu homónimo, que teve consultório no Chiado. De facto, Villarinho pai só teve um filho, e nem sequer o chegou a conhecer, por ter falecido escassos meses antes do nascimento do filho e apenas meio ano após o seu casamento."
As biografias atrás referidas bem como a fotografia, excepto a transcrição do assento paroquial foram retiradas de: https://dererummundi.blogspot.pt/…/mocambique-em-imagens-de-…