José Joaquim de Ourique
Maria Bárbara
Barbara Maria
- Francisca- 16/03/1909- Mina de Val d’Oca (Aljustrel)
Biografia
Augusto José (Corte do Pinto, 13-01-1876)
Augusto José nasceu às três horas da tarde de 13 de janeiro de 1876, na aldeia da Corte do Pinto, concelho de Mértola. Foi batizado na igreja paroquial a 23 do mesmo mês pelo P.e João Honório Policarpo de Abreu. Era filho legítimo primeiro de José Joaquim de Ourique, trabalhador, natural da freguesia de São Sebastião de Gomes Aires (Almodôvar), e de Maria Bárbara, natural da freguesia da vila de Mértola. Os avós paternos, Domingos Guerreiro e Joaquina Maria, eram de Gomes Aires, e os maternos, Estêvão Mestre e Maria Bárbara, da vila de Mértola. Foram padrinhos José Pereira, casado, trabalhador, e Maria Bárbara, solteira, ambos moradores na Corte do Pinto.
Foi recenseado no contingente de 1896 pela freguesia da Corte do Pinto e assentou praça como recrutado a 2 de outubro de 1896, para servir doze anos (matrícula n.º 1487). O livro mestre regista-o como trabalhador, solteiro e sem instrução literária. Media 1,525 m, tinha olhos e cabelos castanhos, rosto comprido e cor trigueira, e uma cicatriz na parte superior do beiço, do lado esquerdo. Julgado apto apenas para os serviços auxiliares do exército em tempo de guerra, alistou-se na segunda reserva, no 3.º Batalhão do Regimento de Infantaria n.º 17, e ficou domiciliado na Corte do Pinto, distrito de recrutamento e reserva n.º 3[1?]. Os pais ainda viviam então na aldeia.
A 13 de janeiro de 1902, no dia em que fazia 26 anos, casou na igreja da Corte do Pinto com Bárbara Maria, de 21 anos, natural da mesma freguesia. Ela era filha legítima de Pedro Mendes, seareiro, e de Maria Antónia, já falecida. O pai do noivo também tinha morrido. Os noivos moravam ambos na aldeia e não assinaram, por não saberem escrever. Foram testemunhas Manuel Guerreiro Calhegas e Estêvão Mestre, solteiros e seareiros. Celebrou o mesmo pároco que o batizara 26 anos antes.
Por volta de 1909 o casal vivia em Aljustrel, onde Augusto José trabalhava como barreneiro nas minas. Aí lhes nasceu, às dez da noite de 16 de março de 1909, na Mina de Val d’Oca, a filha Francisca, “primeira do nome”. Foi batizada na igreja de São Salvador de Aljustrel a 19 de setembro de 1909, tendo por padrinho Francisco Paio, casado, também barreneiro, e por madrinha Francisca Ponces Gonçalves, solteira, que assinou o assento.
Francisca voltou depois à terra dos pais. Casou a 21 de março de 1929, no Posto do Registo Civil da Corte do Pinto, com José Cristina, de 24 anos, natural da mesma freguesia, filho de Manuel Domingos e de Violante Paulino. O casamento foi dissolvido pela morte do marido. Francisca morreu a 18 [de fevereiro de 1987 na freguesia de Camarate, concelho de Loures.
Fontes: ADBJA, Paroquiais da Corte do Pinto, B022, n.º 6 (batismo, 1876), e C047, n.º 1 (casamento, 1902). ADBJA, Paroquiais de Aljustrel, B057, n.º 135 (batismo de Francisca, 1909, com averbamentos). AHM, PT-AHM-G-LM-B-17-35, matrícula 1487.


