José Rosa
Regina da Assunção
Miraldina Martins
Biografia

DECLARAÇÃO PRESTADA HOJE POR DON FRANCISCO RODRIGUEZ ABADE
No dia vinte e nove de Julho de Mil novecentos e trinta e cinco compareceu perante mim José Centeno Castanho, Cônsul Gerente do Consulado de Portugal em Aiamonte e pelas 20 horas o cidadão espanhol Sr. Francisco Rodriguez Abade, de 46 anos, marítimo, viúvo, residente nesta Cidade, Rua del Carmen e declarou:....
Que cerca das 18 horas de hoje seu filho Manuel Rodriguez y Rodriguez de oito anos de idade estando a brincar na ponte-caes de madeira do Rio Guadiana, nesta Cidade, escorregou nos limos que cobrem os degraus da referida escada e caiu ao rio, sendo arrastado pela força da corrente e estando prestes a afogar-se pois não sabe nadar. Que aos gritos das pessoas que estavam no molhe o marítimo português António Rosa Vaz, motorista do barco português "9 de Abril", que se encontrava a bordo do referido barco, ancorado neste porto, se atirou imediatamente á água mesmo vestido conseguindo com risco da sua vida salvar a criança.
Que torna patente por este meio o heroísmo e abnegação demonstrados pelo referido português pedindo-me que transmita superiormente tão louvável gesto que muito desejaria ver devidamente recompensado.
E nada mais tendo a declarar não assina esta por não saber escrever, fazendo-o em seu nome seu outro filho José Rodriguez y Rodrigues de 13 anos de idade.
(Carta de agradecimento enviada ao consulado português de Aiamonte)