Alzira Maria Lopes
Antónia Lopes Ferro 1941-06-23
Biografia

Foi padrinho de baptismo João Barbosa da Silva, comerciante em Santana de Cambas.
Valentim António Ferro trabalhou na Mason & Barry e sofreu na contramina um acidente de trabalho no dia 29 de Outubro de 1939 antes do fatídico acontecimento que provocou a sua morte em 1942.
Foi sepultado na campa nº93 do cemitério da Corte do Pinto tendo os seus restos mortais sido exumados mais tarde.
Carta cedida por Miguel Rego.
Documento composto 00001 Autos de indemnização por desastre no trabalho (Arquivo distrital de Beja):PT/ADBJA/JUD/TTBJA/001/03763
"Que, por sentença do mesmo Tribunal, de 8 do corrente, foi condenado na pena de 5 meses de prisão correcional, substituida por igual tempo de encorporação em Depósito Disciplinar, e 5 meses de multa a 1$00 por dia, substituida por 37 dias da mesma encorporação, quando não paga no prazo legal, pena que ficará suspensa por 2 anos, o soldado da 4ª Companhia A. G. por em 15 de Setembro de 1942, pelas 4 horas e 45 minutos no caminho dos Sapateiros, perto da Mina de S. Domingos, em Mértola, tendo mandado parar o civil Valentim António Ferro, casado, trabalhador, que se lhe tornou suspeito por delito de contrabando, disparar um tiro que por inconsideração ou negligência ou imprudência foi atingır aquele civil, causando-lhe a morte, o que constitue o crime de homicidio involuntário que no artigo 368.° do C.P.se prevê e pune."(Comando Geral da Brigada Fiscal)