Guadiana Foot-Ball Club

Data da Fundação: 
1918-??-??

O Guadiana em 1930

A primeira categoria do Guadiana que, em 4 de Dezembro de 1930, venceu o S. Domingos por 2-1, ganhando os 3 perús instituídos como prémio...

No 1° plano (da esquerda para a direita): José Horta, José Alexandre e João Inácio; no 2º plano: José d'Almeida, António Limas e Manuel Rodrigues; no 3º plano: José Barão Martins (Director), Francisco Alexandre, Manuel Sebastião, José Café, António Raimundo, José Assunção e José Carlos Costa (Director).

O FIM DO PRINCÍPIO DO GUADIANA!

"O equipamento à Sporting, se perguntará, porquê? - só alguns dos promotores se fosse hoje vivo, o poderia dizer; por isso, creio, resta-nos cogitar, com infinita curiosidade, como teria nascido o lendário clube e quem terão sido os "supostos" LEÕES; contudo, o emblema da capa, representando a "cruz de Cristo", sugere algo de "místico" que não nos é possível interpretar...

Um outro pormenor, não menos curioso, reside no facto de todos os promotores se terem "juntado" para abandonar o Guadiana e formar o S. Domingos, quase em bloco, com excepção de alguns, que vale a pena referir: Manuel Revez Pereira, que permaneceu fiel, assim como o José Lourenço Monteiro, e o Francisco António Silvestre, aos quais quero prestar as mais "verdes, homenagens! - resta-me a consolação de, nesse tempo, ter o Guadiana maior número de adeptos à sua volta... Não me "levem a mal", mas eu era mesmo do Guadiana!

Houve ainda tempo para possuir uma sede, na rua do Mercado , situada na antiga zona do "pago-velho", um quarto no qual se "guardava" todo o património do clube. Dali partia a equipa, já equipada, indo defrontar-se com o S. Domingos, "levando a reboque" toda a miudagem da área e não só, que adeptos eram "mais que muitos"!
António Bento Martins

O Guadiana foi extinto em 1945.

Fundadores: 

Manuel Revés Pereira https://cemsd.pt/node/11604, António Barão Martins, José da Silva Santos, Bento do Carmo, António Evangelista, José Narciso

Amílcar dos Santos, José Romeiro, José Raposo, Manuel Guerreiro, Abílio Montes, Francisco Marques

Dirigentes: 

Francisco António Silvestre, José Barão Martins, José Valadas Costa e António Valdas Bento

Serviços Prestados: 

PRIMEIROS PASSOS

"Do Guadiana, o primeiro clube da Mina, que estaria hoje na proximidade do centenário, mais ano menos ano; a sua formação pode ter tido inicio na década de 1910 durante a qual o seu grupo de promotores terá encetado a tarefa de criar o primeiro grupo de futebol organizado, da iniciativa daquele que o "vulgo" designou como introdutor, "Manuel Revés Pereira", secundado por elementos à data vistos como figuras influentes no meio, tais como: António Barão Martins, José da Silva Santos, Bento do Carmo, António Evangelista, José Narciso, Abílio Montes, Francisco Marques, Amílcar dos Santos, José Romeiro, José Raposo, Manuel Guerreiro e outros cujos nomes ficaram no esquecimento. Sabemos muito pouco dos "passos dados" a não ser que ao clube foi atribuído o nome de "Guadiana Foot-Ball Club", da influência inglesa que o baptismo sugere, mas não tanto as cores do equipamento adoptado: camisolas verde e branca, às listas horizontais e calções pretos.À distância, supõe-se que parte dos promotores seriam do "Sporting" como mais tarde, de resto se veio a verificar, e outros seriam do "Benfica", a maior parte, entre esta, António Barão Martin abandonando o Guadiana, diz-se, mais contribuiu para a criação de um novo clube, que surgiu no ano de 1922, com o nome de baptismo, também "à inglesa", santificado de "S. Domingos Foot-Ball Clube"! Começa aqui a odisseia do Guadiana, cheia de estranhos acontecimentos."

O GUADIANA-CAMPEÃO DISTRITAL DE BEJA ÉPOCA 1940-41

João Quarenta, António Patrício, Porfírio Costa, Fernando Nunes, Manuel Vaz e Vitoriano.

António Augusto (Director), António Zacarias, António Gregório, José Salita, Carlos Aleixo, Marcos dos Santos, José Lourenço, Manuel Caleiro e José Venâncio.

ANTONIO BENTO MARTINS In Histórias de futebol

Alvará: 
1948-03-19