O Centro de Estudos da Mina de S. Domingos (CEMSD) é uma iniciativa autónoma e independente que visa essencialmente a divulgação e promoção do património, material e imaterial, da Mina de S. Domingos, facilitando o acesso a documentação histórica e técnica de forma absolutamente aberta e gratuita.
O CEMSD agrega um largo conjunto de documentos devidamente organizados, alguns de extrema raridade e até agora de difícil acesso por via eletrónica. A sua concentração numa única plataforma permitirá no futuro que o esforço de pesquisa seja reduzido, possibilitando que esse precioso tempo seja despendido na investigação e produção de conhecimento.
Este centro não pretende substituir-se a nenhuma das instituições (públicas ou privadas) com obrigações na gestão do território e na preservação do património da Mina de S. Domingos, na perpetuação da sua memória e na construção do futuro, pretende-se andar de “braço dado” com as mesmas, auxiliando-as nas suas tarefas, sem no entanto perder a sua independência, funcional e operacional.
O CEMSD é uma estrutura informal e apolítica que visa essencialmente servir de elo de ligação entre os que fazem investigação científica, ou simples interessados na Mina de S. Domingos, pela sua história e pelas suas características físicas e sociais, com os interlocutores mais adequados, servindo de elemento facilitador a todos o que quiserem produzir conhecimento ou simplesmente divulgar o que já é evidente.
Porque acreditamos que a informação só tem valor quando é partilhada, e que conhecimento é gerador de conhecimento.
Contactos
- Correio electrónico: geral@cemsd.pt
- Telefone: +351 969270 126 (horário de expediente)
- Facebook: https://www.facebook.com/groups/Amigos.da.Mina.S.Domingos
Colaboradores
- António Manuel Fonseca Peleja – (Fotografia e Artes Plásticas)
- António Pacheco – (Pesquisa Documental e Fotografia)
- João Nunes - (Pesquisa Documental e Genealogia)
- José António Barão Luís - (Pesquisa Documental e Divulgação)
- José Damásio Ribeiro – (Fotografia e História do Futebol)
- José Zarcos Tirado Palma – (Pesquisa Documental e Fotografia)
- Leonor Gaivão – (Relações Institucionais)
- Luís Baltazar - (Geografia e Tecnologias de Informação)
- Manuela Vaz Medeiros – (Cultura Popular Alentejana)
- Miguel Soeiro – (Audiovisuais)
- Susana Baltazar - (Geografia)