Sociedade Filarmónica

Data da Fundação: 
1890-08-??

Abril 1891--Sem embargo de contar ainda mui, pouco tempo de existencia (nove mezes apenas), está a banda musical d'esta mina desempenhando já hoje, com alguma proficiencia, como bem mostrou na vinda do sr. visconde de Pomarão em todas as peças que executou, as quaes foram: 3 hymnos por tuguezes; 1 dito inglez; 1 dito hespanhol e outro dito francez; como tambem algumas mazurkas, valsas, contradanças,schotichs, fantazia de clarinete, e ainda outras, cujos titulos e denominações não temos presentes. Taes progressos, em tão curto espaço de tempo, muito honram o digno regente da alludida, philarmonica e todos os membros que a compõem.(Noticia de Jornal)

Em Setembro de 1904 é feita uma festa em honra de São Sebastião na mina de São Domingos, com a participação da filarmónica local, para festejar o fim da epidemia de varíola que a afectara nos seis meses anteriores. (A Folha de Beja, 611, Beja, 15.Set.1904.)

Na foto da banda:!ª fila
Artur Costa/ Ze Revez/ Zé Sequeira/Blé Matias/ Zé Lourenço/ João Brás/ Zé Elisiário/
2ª fila
Manuel dos Santos/ Blé Martins (morto-vivo) /Antº Teixeira (Lombão) / Matias ( cunhado do Carvalho) Rogério Cangalhinhas/ Antº Dionísio/ Zé Batista/ Antº Branco/ Fernando Salvador
3ª fila
Zé Cêrcas Romão/ Francº Rodrigues (cavalarias) Zé Vaz/ João Silva Domingues (maestro)
/ Dinis Pedro/ Armando Romão/ Chico Marta

Dirigentes: 

Edward Rich

Funcionários: 

António Felix da Lança https://cemsd.pt/node/9889

Manuel Lourenço Romeiro https://cemsd.pt/node/9261

João da Silva Domingues https://cemsd.pt/node/3285