Policia privativa da Mason & Barry

Data da Fundação: 
1875-??-??

O Corpo de Policia Privada da Mina de S. Domingos foi criado em 1875.

Serviços Prestados: 

O Serviço policial até 1874 na mina de S. Domingos foi feita por cabos de policia e um regedor , nomeados pela respectiva auctoridade administrativa de Mertola; Por um destacamento ( desde 1865 ) de infantaria ou caçadores com a força de 25 homens , comandados por um oficial subalterno tendo este destacamento sido retirado da mina em 1883 em virtude da empresa ter considerado dispensavel seu auxilio. E igualmente por um corpo de guardas , devidamente armados , empregados em vigiarem de dia e de noite pela segurança das propriedades da empresa . Uma notavel sedição , que pos em risco a vida dos empregados superiores da mina , determinou , em 1865 , a requisição da força armada para manter a ordem entre a população mineira . As rixas e desordens , tão frequentes antigamente em S. Domingos , eram consequencia forçada da aglomeração n'uma charneca de uma população perfeitamente heterogenea , com posta de individuos de todos os paises , e muitos d'eles de conducta pouco exemplar , a quem sobremodo convinha o trabalho subterraneo na raia de duas nações . Mais tarde , em 1870 e 1871 , quando o operario alemtejano já estava geralmente instruido no serviço mineiro , para que tem natural disposição , podendo a provincia fornecer braços suficientes para os trabalhos de S. Domingos sem se tornar tão necessario o concurso dos forasteiros , a ordem publica na mina foi sendo cada vez menos alterada . N'esses anos resolveu a empresa mandar fechar muitas casas de venda de vinho e bebidas alcoolicas , que exerciam a sua industria em pontos afastados do centro da povoação e por isso longe da acção policial , e proibiu tambem que nos domingos e dias santificados estivessem abertas quaisquer outras tabernas . Ordenou ainda que os pagamentos das empreitadas , que eram feitos no segundo dia de cada mes ( dia de pagamento geral para todos os empregados e operarios do estabelecimento ) , tivessem lugar em qualquer dia em que o contractista declarasse ter concluido o seu trabalbo . Estas medidas contribuiram poderosamente para a manutenção da ordem . As interminaveis discussões , e às vezes serias desordens , entre os empreiteiros e os seus peões , o que dava a povoação um aspecto perfeitamente sedicioso , deixaram de ter lugar por assim dizer no mesmo momento para todas as empreitadas da mina.
A reunião de um grande numero de operarios endinheira dos tendo à sua disposição tabernas abertas , onde se entregavam aos maiores excessos , nunca mais teve lugar . Hoje os serviços de empreitada , que principalmente abundam na mina , organisam - se e dissolvem - se sem que nunca a ordem seja alterada , porque quando qualquer partido ter mina o seu trabalho e fica á boa vida ainda todos os outros estão interessados em trabalhar para concluirem as suas tarefas , o que induz o pequeno numero de trabalhadores des occupados , não só pelo respeito devido á policia como por conveniencia propria , a tratar logo de procurar trabalho , e a não promover desordens . No estabelecimento de S. Domingos nunca se teem mani festado grèves . Este facto deve atribuir - se ao cuidado que a empreza tem tido em estabelecer minimos , perfeitamente ac ceitaveis , para os trabalhos de empreitada , em fornecer habitações comodas e baratas aos operarios , socorros pecuniarios , tratamento medico e medicamentos gratuitos , e em fim tudo quanto pode concorrer para augmentar o salario diario ou mensal do operario , o que ele difficilmente encontra nos trabalhos agricolas do pais ou em outros estabelecimentos mineiros portugueses ou espanhois . Em 1874 a força do destacamento foi elevada de 25 a 50 homens commandados por um capitão . N'esse ano a falta de braços obrigou a empresa a promo ver a emigração de operarios beirões , que trouxeram uma certa perturbação ao estado regular de sossego que se notava antes da chegada dos homens da Beira , os quais por uma infeliz coincidencia foram escolhidos entre os mais desordeiros de todos os trabalhadores da provincia , e que por isso mesmo já difficilmente encontravam trabalho nas suas terras . Mais tarde , e depois de organisado completamente um corpo de policia especial da mina a força do destacamento foi reduzida , como anteriormente , a 25 praças e um oficial . Este corpo de policia , formado por 12 a 16 homens recrutados , ordinariamente entre os soldados da reserva , é comandado por um chefe de esquadra .
Este empregado , apesar de ser pago pela empreza , exerce tambem o cargo de regedor , o que lhe permitte combinar o serviço de policia da mina com o da freguesia , e dá força le gal ao desempenho das suas funcções . Os seus subalternos são tambem cabos de policia , nomea dos pela administração de Mertola com o mesmo fim . Os antigos guardas , que desde o principio da mina foram destinados para vigiarem o estabelecimento , continuam ainda hoje no seu serviço de policia , embora não tenham ne nhum cargo official como os do corpo policial propriamente dito . O serviço d'estes guardas consiste , principalmente , em rondar de noite os quintalões , officinas , armazens e outros logares onde estão arrecadados os materiaes da empreza , em conduzir fundos para a mina , em servir de continuos nos es criptorios , etc. Os guardas recebem ordens do chefe da policia para o des empenho de todos os serviços de vigilancia , e dos chefes dos escriptorios no que respeita aos trabalhos internos , que lhes competem . A policia exerce a sua vigilancia sobre os quarteis dos ope rarios , vendas de vinho , mercado , etc. , etc. Os policias estão alojados confortavelmente em um quartel espaçoso construido especialmente para esse fim . Junto ao quartel está a casa do chefe de policia . O destacamento de infantaria ou caçadores , que estaciona na mina , tinha primitivamente o seu quartel e habitação para os oficiaes na povoação; mas ultimamente foi construido um novo quartel e residencia para o oficial , no sitio dos Salgueiros , a 10 kilometros da mina . A estação dos Saigueiros comunica pelo telegrafo e pelo caminho de ferro com a mina e com o porto do Pomarão , podendo assim a força dirigir - se rapidamente a qualquer d'estes pontos , quando seja necessaria a sua presença . Esta mudança de aquartelamento foi exigida superiormente para preservar os soldados das febres intermitentes , que grassam na povoação de S. Domingos no verão e outono . A empresa gratifica diariamente cada praça com 20 réis , os sargentos com 40 réis e fornece uma ração de carneiro a cada um dos soldados . Os destacamentos são rendidos todos os dois mezes , sendo as bagagens da força transportadas á custa da empresa . Orçam por 5505000 a 700 $ 000 réis as despesas anuaes com os destacamentos . Desde que os trabalhos da Achada do Gamo tomaram maior desenvolvimento , foi estabelecida n'aquele ponto uma estação de policia . (Pedro Victor da Costa Sequeira em 1883)

Funcionários: 

- António Vasquez Maximo - https://www.cemsd.pt/node/2822

- Pedro Tirado Rodrigues - https://www.cemsd.pt/node/2961

- António das Neves - https://www.cemsd.pt/node/2669

- António do Rosário https://www.cemsd.pt/node/328

- Elisiário Joaquim Sequeira https://www.cemsd.pt/node/2972

- João de Matos https://www.cemsd.pt/node/6084 Chefe da policia em 1924

- José dos Santos https://www.cemsd.pt/node/6005 chefe da polícia em 1904

- Júlio Augusto Bernardino da Silva https://www.cemsd.pt/node/5601 Chefe da Polícia em 1874

- Francisco Caetano https://www.cemsd.pt/node/2964

- Francisco Manuel Vargas https://www.cemsd.pt/node/6367

- Francisco Mestre https://www.cemsd.pt/node/2963

- Francisco Pires dos Santos https://www.cemsd.pt/node/2960

- João Evangelista https://www.cemsd.pt/node/2671

- José Lúcio Alves https://www.cemsd.pt/node/3733 Chefe da policia da Mina em 1903 e 1907 e 1910

- Manuel António Gomes https://www.cemsd.pt/node/2693

- Manuel Eduardo Alen Camacho https://www.cemsd.pt/node/10314

- Manuel António 1906

- António Jorge https://www.cemsd.pt/node/3602 1891

- Francisco Godinho 1909

- Manuel Zarcos 1885

- Augusto Romão 1903

- Manuel Martins 1906

- Francisco Manuel

- Manuel Martins Coriel 1908

- José Francisco Molarinho 1893

- Manuel Afonso 1904

- Duarte Alves 1909

- Manuel Fermino 1897

- Francisco Manuel Afonso 1903

- José Pedro 1910

- António Nogueira

- Domingos Afonso (1905) https://cemsd.pt/node/12615