Inválidos do Comércio-Mina de São Domingos

Data da Fundação: 
1933-??-??

Inválidos do Comércio

Dellberado por pessoas que superintendem em assuntos de espécie idêntica, resolveu a Direcção desta benemérita Instituição o ser-lhe dedicada a semana de 11 a 18 do corrente, que sob o patrocínio do jornal O Seculo se realizou em quase todas as povoações do nosso país.

A Mina de S. Domingos, onde a benéfica Instituição tem o seu delegado e uma já grande quantidade de associados, não poude ficar quieta perante tal iniciativa. E assim, constitulu uma comissão que, não podendo realizar festejos durante toda a semana, como seria seu intuito, se imitou a fazer no dia 18 uma pequena festa, angariando desta forma alguns donativos para a Instituição e que se destinam á construção dum Preventório para ali internar associados que pelo seu estado de invalidez se encontram Inibidos de poder continuar a exercer a profissão que ocupavam quando eram viçosos.

A comissão composta pelos Srs. José Barão Martins, João da Palma, José Severino, Domingos Cristina, Antonio Nunes e Amílcar José dos Santos, reuniu em dia por eles determinado, afim de escolher o programa que havia de ser levado a afeito naquele tão desejado dia. E' certo que poderiam ter escolhido um programa que mais enebriasse a população Minense, mas, quando lembraram a realização duma quermesse de onde poderiam tirar maior resultado era tarde, pois que o tempo corria velozmente e o empreendimento era grande.
Assim, ficou então resolvido que o programa a realizar seria constituído por um encontro de «Foot-Ball» e um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Minense, que prontamente se prestou a cooperar nesta festa de caracter beneficente.

O que foi a festa...

Por volta das 17 horas a Banda percorre as principais ruas da localidade tocando algumas peças. A's 18 vamos até ao campo de Foot-Ball» e encontramos já as equipes do S. Domingos Foot-Ball Club e Guadiana Foot-Ball Club, prontos para começarem o grande encontro. Cerca das 18,15 horas trocam entre os capitães de ambos os Clubs as respectivas vénias praxistas e depois destas formalidades os Hurrahs!... já de tempos longínquos. A equipe vermelha joga a favor do vento. Nos primeiros 10 minutos do jogo da primeira parte esta fura com facilidade por quatro vezes as redes do adversário, não tendo conseguido até ao final da primeira metade enfiar qual quer outra bola.
Na segunda parte o vento que soprou rijamente do lado norte tornou-se mais bonançoso. O S. Domingos, joga então contra ele. Domina com grande esforço o adversario ao qual conseguiu furar as redes ainda mais très vezes, terminando com o resultado de 7-0 a favor do S. Domingos. Durante o encontro um grupo de gentis môças rubras procedem á venda do laço e de postais com o projecto do Preventório a a construir. Deixamos o Foot Ball e dirigimo-nos para o jardim onde uma grande parte da população, tanto homens como senhoras aguardavam a chegada da Banda para assistirem ao concerto que prometia ser excelente. Cerca das 21 horas e começa-se já ouvir o som dos instrumentos que se iam aproximando para realizarem o concerto anunciado. Chega dos ao local tomam os respectivos lugares e começam por tocar um Passo -Doble que despertou Imenso interesse em todos quantos o escutavam. Seguem se mais uns números e temos assim terminada a festa a favor dumas das mais belas Instituições.
29/06/1933

Localização: 

Ver no Mapa