Inspeção da Mina por José Augusto Cesar de Neves Cabral em 1867

Ano: 
1867
Descrição: 

Mina de S. Domingos

(DO NOSSO CORRESPONDENTE PARTICULAR)

Meu amigo.-Aproveito a occasião para lhe dizer que ante-hontem pela uma hora da tarde vi passar proximo à casa onde resido o sr commendador José Augusto Cesar de Neves Cabral, digno inpector de minas do 4. districto do reino, que, segundo cremos, vem, em cumpri mento dos deveres do seu cargo, inspecionar este importante ponto mineiro do seu districto.

As visitas oficiais d'este esclarecido funccionario a um estabelecimento methalogico como o de S. Domingos são, a meu ver sem duvida muitissimo proveitosas não só no governo, a cujo cargo está a suprema fiscalisação technica da mina, mas à propria empresa como immediatamente inte ressada em executar os prudentes conselhos d'este intelligente engenheiro.

A muita gente ouvimos falar na mina de S. Domingos mas se lhe disser que nos melhores circulos se quer aparentar sciencia com isso não lhe minto. Fazem-nos uns com conhecimento de causa, a maioria sem elle, e rarissimos com criterio.

Na falta, meu caro amigo, quem pre tenda advinharos motivos que as castonam, na quadra que atravessamos, a ponen actividade que se nota em ce tes trabalhos, que as alternativas d'estas industras, como . sabe, necessariamente trazem comsigo, posto que alguns individuos que eu conheço, e entre estes um assús ensopado em negocios de tal natureza lhe queira atti buir com a mais lindas cores de apparencia causas distitundas de todo o fundamento, sem vislumbros de verdade, destina das unicamente a produzirem certos effeitus no vulgo, a ponto de provocarem a gargalhada publica illustrada, se a gargalha da já chegou com effeito a illustrar-se.

Temos porem, viva fé que o esclarecido e zeloso inspector com aquella imparciali dade e justiça que o caracterisam informa th circumstanciadamente o governo da maneira como as cousas por aqui correm.

Muito folgamos em dizer que o sr. Neves Cabral tem inspeccionado com detido cuidado todos os trabalhos technicos d'este estabelecimento mineiro, chegando a examinar cada uma das galerias subterraneas de per si, aonde se tem demorado algumas horas. Acompanha o na sua visita o sr. Joel Lucas, representante technico do sr. James Mason, hoje barão do Pomarão.

A' parte as habilitações puramente praticas do representante d'este cavalheiro, sinto deveras ver um estabelecimento mineiro de fama europea sem um delega lo official de James Mason, de certa cathegoria
ia e representação, que podeste como ella receber com circumspecção e cortezia os representantes do governo d'este paiz, es cutal-os e percebe-os mesmo nas suas advertencias e reclamações officiaes em correcto e claro portuguez.

Ao contrario observa aqui, ha seis ou sete annos a esta parte, um misterio de technologia e administração, sem chefe assistente, nem mesmo representante immediato digno da posição nobiliaria que o sr. barão hoje occupa perante o governo do paiz.

Acceitando as cousas taes quaes acham actualmente não podemos deixar de considerar a mina de S. Domingos sede va cante n'este particular, a não querermos como muita gente boa não quer á face de certos principios e conveniencias sociaes, ter como delegado in pluriibus do sr. barão um pratico mineiro importado das fabricas de Liverpool e Bristol, que. mal grado seu, ignorando os mais triviaes usos e costumes do paiz, e a propria indole do povo com quem lida, o que é muito natural e a ninguem por isso deve admirar, vive cercado de conselheiros aduladores, a quem a ganancia dos famosos estipendios a par da pouca illustração não permittem encaminhar com a precisa franqueza e sã consciencia os passos vacilantes, muitas vezes inconvenientes, e quasi sempre teimosos do mineiro pur sangue.

Todos nós sabemos, e eu melhor do que ninguém talvez, porque tenho assistido as diversas Transformações politicas e canonicas da republica minetra, que o sr. ba do é capaz de saber no seu palacio de London Bridgem Adelaide Place, no espaço de algumas horas ainda os pensamentos mais intimos e reservados que a mente do seu mais infimo servo conheceu no dia anterior