Nacional Futebol Clube

Morada da Sede: 
Bairro Alto

Nacional Futebol Clube em 10 09-1950, Clube popular da zona do Bairro Alto.

Jogadores; Joaquim Vaz, João delgado, António Salgueiro, Manuel Gonçalves (Lampião), Marcelo, António da Luz, António Leonardo, José Margarida e Chico Borges.
António “Serodio", José Marques, Francisco Salgueiro, Joaquim Anacleto, Álvaro Cavaco, José Calhegas, António Branco e Manuel Coelho.
António da Luz, José Marques e António Leonardo jogaram depois no S. Domingos.

Fundadores: 

José Lourenço

Serviços Prestados: 

UM CLUBE NO BAIRRO-ALTO

"À margem da actividade dos principais clubes da Mina, que foram o S. Domingos e o Guadiana, houveram diversas iniciativas para a formação de outros clubes de futebol, entre os quais o "Nacional Futebol Clube", na origem do qual esteve um jogador do Guadiana, o José Lourenço, que se abalançou a organizar o seu próprio clube, na zona habitacional do "Bairro-Alto" que era de certo modo hostil à parte baixa da povoação, especialmente à chamada "lado do Romana", cujos habitantes, os mais jovens, sentiam dificuldades de contactos, ao ponto extremo de quase lhes ser vedada a frequência da zona, com perigo até para os "namorados", algumas vezes “apedrejados", de noite, ao pretenderem entrar nos bailes ali se realizassem...
Haviam razões de ordem social que separava a juventude: rapazes das minas contra "empregadotes" dos escritórios e das oficinas, que o futebol teve o condão de fazer esquecer e, assim, o Nacional ajudou a que muitos dos seus jogadores viessem, mais tarde, a integrar-se nas "fileiras" do S. Domingos", a exemplo de António da Luz, José Marques e António Leonardo; Joaquim Vaz e Manuel Gonçalves vieram para o Guadiana!"
ANTÓNIO BENTO MARTINS

Localização: 

Ver no Mapa