Prisão do famigerado Pedro Lopes, espanhol, residente na Corte do Pinto-1867

Ano: 
1867
Descrição: 

Prisão importantíssima-Deu entrada na cadeia desta villa no dia 24 do corrente o famigerado Pedro Lopes, hespanhol, residente na Corte do Pinto-aquelle que ha pouco disparou tiros sobre os empregados da fiscalisação junto á ribeira de Chança, ferindo três.

Sabe-se que foi um dos companheiros do celebre medico hespanhol D. Antonio Vera commandante da guerrilha que assaltou Ensinasolla.
Diz-se que este homem tem na Hespanha dois ou tres crimes de morte, e que o seu nome é lá muito conhecido, e apreciada a sua captura.
A prisão effectuou-se da maneira seguinte: Na noite de 23 para 24. pela uma hora, partiram de S. Domingos 10 soldados, um cabo e um furriel do destacamento ali estacionado, e 5 empregados da fiscalisação; foram colloear-se n'um malo por onde sabiam, por delação, que ha via de passer o Pedro Lopes para uma sementei ra que fazia. Ali emboscados esperaramu até ás 7 horas da manhã, hora a que effectivamente passou o heroe com um filho quasi homem, que dizem era a vedeta de atalaya em quanto o pae lavrava.
Os embuscados, quando viram o bandido, 20 toque de apito do chefe, levantaram-se e correram precipitadamente para elle com as armas engatilhadas, fazendo assim soccumbir o homem